Muito mais nada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
|[pic] |Faculdade Fortium- Curso de Sistema de Informações |
|Prof. Arnaldo |Qualidade de ensino com responsabilidade social |

1 ORGANIZAÇÃO & MÉTODOS (O. & M)

2 Nota de Aula nº 5_2008

Turma: SI 5º Sem_StaMaria

2

3 1. Assuntos

- Formulários, manuais e gráficos de apoio ao processo de análise e racionalização (organogramas, fluxogramas,lotacionogramas, funcionogramas, matriz de responsabilidade, WBS e Cronogramas).
2. Objetivos a serem conquistados
- identificar os principais aspectos na utilização de formulários.
- identificar os principiais aspectos na utilização de manuaisorganizacionais.
- identificar os principais aspectos dos gráficos utilizados no processo de apoio a análise e racionalização de rotinas.
“Aqueles que gastam mal o seu tempo são os primeiros a queixar-se de sua brevidade.” (Jean De a Bruyère)

3. INTRODUÇÃO

Conforme estudado na aula anterior, uma das atividades desenvolvidas pelo analista de sistemas de informações é a realização de uma análiseadministrativa. Conforme conceitua Cury (2002, p. xx):
Análise Administrativa é um processo de trabalho dinâmico e permanente, que tem como objetivo efetuar diagnósticos situacionais das causas e estudar soluções integradas para problemas administrativos, envolvendo, portanto, a responsabilidade básica de planejar as mudanças, aperfeiçoando o clima e a estrutura organizacional, assim como os processose os métodos de trabalho.
Para o desenvolvimento das etapas previstas na análise administrativa, destacando-se o diagnóstico da situação atual e apresentação da solução aos problemas levantados, o analista deverá valer-se do uso de algumas ferramentas que irão facilitar o seu trabalho. Algumas destas ferramentas serão tratadas nesta nota de aula.

4. O FORMULÁRIO
4.1 Conceito: Formulário é umdocumento, com campos pré-impressos onde são preenchidos os dados e as informações, que permite a formalização do fluxo das comunicações nas organizações.
Como veículo de divulgação, processamento e armazenamento de informação, os formulários devem ter a atenção necessárias, pois sua falta ou inoperância pode trazer sérias e danosas conseqüências a seus respectivos processos e a toda aorganização.
4.2 Importância dos Formulários
O formulário adquiriu grande importância com o crescimento das organizações, em virtude de se tratar de um excelente veículo de transmissão das informações que se tornam indispensáveis para o planejamento, execução e controle das diferentes atividades desenvolvidas. É mesmo lícito afirmar-se que quanto mais complexa a empresa tanto mais necessária a existência demétodos racionais de coleta, análise, processamento e disseminação de dados.

4.3 Indicadores de problemas

Existem alguns indicadores que apontam a necessidade de uma análise e redesenho dos formulários:
Contínua dificuldade na compreensão e preenchimento;
Formação de filas;
Demora na utilização.

4.4 Objetivos e propósitos dos formulários

O objetivo geral é permitir a formalizaçãodo fluxo das informações que tramitam nos processos empresariais. Podemos citar os seguintes propósitos:
Documentar e centralizar as informações que tramitam em um processo;
Agilizar o fluxo das informações de um processo;
Reduzir custos operacionais;
Padronizar informações e procedimentos;
Formalizar operações de caráter legal.

5. OS MANUAIS
5.1 Conceito: Segundo Oliveira (2002, p. 398)Manual é todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções,atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem ser obedecidas e cumpridas pelos funcionários da empresa, bem como a forma como estas serão executadas, quer seja individualmente, quer seja em conjunto.

5.2 Vantagens dos manuais
- Correspondem a uma importante e constante fonte de informações sobre os...
tracking img