mudar FHTMSS

821 palavras 4 páginas
ETAPA 2 – FHTMSS

MUDAR significa transformar , e é exatamente isto que vimos neste texto de Martinelli ,transformações ao longo da historia que perduram ate os dias de hoje. Mudanças tão grandiosas que levarão a ascensão do capitalismo.

Vimos o prospero dono da terra, da propriedade agrícola , metamorfosear-se em comerciante ou mercador,em seguida ,de comerciante a atacadista. Fazendo do comercio exterior e do monopólio a base essencial de sua riqueza , aumentando seu poder político , econômico e social . Massacrando os trabalhadores em suas fabricas, vendo os simplesmente como forma de obter lucro sem pensar em suas demandas.

Vimos um modo de produção se transformar no grande disseminador das questões sociais : O CAPITALISMO que para Marx e “ um modo de produção marcado não apenas pela troca monetária, mas essencialmente pela dominação do processo de produção pelo capital’’ .

Mas a principal transformação que se nota, e a que vem de quem, ate então, seria so parte desta relação burguesia e capitalismo : os trabalhadores A valorização do mundo das coisas correspondeu a desvalorização do mundo do homem. A força da vida, criadora de valores humanos, foi tragada pela mercadoria símbolo do capital.

Era difícil a sobrevivência do trabalhador e sua família . O processo de pauperização caminhara com a mesma intensidade em que se dera a concentração da riqueza nas mãos da burguesia

A revolta dos trabalhadores era contra a submissão da vida humana aos interesses do capital , contra a humilhação cotidiana que os capitalistas lhes impunham, transformando-os em mera condição de expansão de seu capital e violentando a sua dignidade de ser humano, cuja força de trabalho era comprada a preços cada vez mais degradantes.

Os operários oprimidos, minimizados por este modo de produção, cansados de ter sua força de trabalho explorada se unem , transformam se no grande personagem desta relação . São estes trabalhadores que levaram a

Relacionados

  • Documento de araxá
    1829 palavras | 8 páginas