mudanças territorias no território de israel e palestina

319 palavras 2 páginas
o período de 1948-1949 a região disputada por palestinos e israelenses, antes sob controle inglês, deixa de ser britânica. Há a declaração do estado de Israel, e o inicio de uma guerra entre os paises árabes vizinhos. Após oito meses, foi estabelecido um armistício, com o Egito controlando Gaza, a Jordânia e a Cisjordânia.
Em 1967 com a guerra dos seis dias, o mapa da região se modifica. Israel derrota o Egito, a Síria e a Jordânia conquistando a faixa de gaza, a península do sinai, as penínsulas do golã e Jerusalém Oriental.
O Sinai foi devolvido ao Egito em 1979. Desde 1993, com o estabelecimento da Autoridade Palestina, a região reinvidicada teve mudanças. Os assentamentos judaicos foram tirados de Gaza em 2005, mas o território segue bloqueado por Israel. Na Cisjordânia ainda há assentamentos israelenses. As colinas de golã, permanecem incorporadas por Israel, com uma área de cessar-fogo estabelecida pela ONUo período de 1948-1949 a região disputada por palestinos e israelenses, antes sob controle inglês, deixa de ser britânica. Há a declaração do estado de Israel, e o inicio de uma guerra entre os paises árabes vizinhos. Após oito meses, foi estabelecido um armistício, com o Egito controlando Gaza, a Jordânia e a Cisjordânia.
Em 1967 com a guerra dos seis dias, o mapa da região se modifica. Israel derrota o Egito, a Síria e a Jordânia conquistando a faixa de gaza, a península do sinai, as penínsulas do golã e Jerusalém Oriental.
O Sinai foi devolvido ao Egito em 1979. Desde 1993, com o estabelecimento da Autoridade Palestina, a região reinvidicada teve mudanças. Os assentamentos judaicos foram tirados de Gaza em 2005, mas o território segue bloqueado por Israel. Na Cisjordânia ainda há assentamentos israelenses. As colinas de golã, permanecem incorporadas por Israel, com uma área de cessar-fogo estabelecida pela

Relacionados

  • UM-ESTUDO-EXEGÉTICO-EM-EXODO-20
    14415 palavras | 58 páginas
  • Direito internacional
    10136 palavras | 41 páginas
  • A historia da contabilidade
    14663 palavras | 59 páginas