Mudanças relevantesna a historia da administracao publica da assistencia social

1263 palavras 6 páginas
ELIANE FELIX DA SILVA
POS- GRADUANDA EM GESTÃO PUBLICA

MUDANÇAS RELEVANTES NA A HISTORIA DA ADMINISTRACAO PUBLICA DA ASSISTENCIA SOCIAL

NOVA ANDRADINA-MS
2013
Ao longo do tempo da historia a Assistência Social foi entendida como ajuda aos pobres, tendo como objetivo a caridade, a filantropia e a solidariedade principalmente através de grupos religiosos, persistindo até o surgimento da Legião Brasileira de Assistência- LBA que ocorreu em 1947, tendo como foco atender as necessidades das famílias dos pracinhas combatentes da 2ª Guerra Mundial. LBA (Legião Brasileira de Assistência), ligado à figura da primeira-dama “senhoras da sociedade”, congregavam as organizações de boa vontade e os serviços prestados eram como próprio nome já diz assistencialista e paternalista. Segundo Sposati:
(...) a ação da LBA traz para assistência social vinculo emergencial e assistencial marco que predomina na trajetória da assistência social. Em outubro de 1942 a LBA se torna sociedade civil de finalidade não econômicas votadas para “Congregar as organizações de boa vontade”. Aqui a assistência social como ação social ‘e ato de vontade e não direito de cidadania.

Na condição de fundação a partir de 1969 e com a criação do Ministério da Previdência Social, a LBA uniu-se ao sistema de proteção social, e a partir de então teve sua estrutura expandida o que resultou e novos programas e projetos.
Uma força tarefa de diversos grupos e movimentos sociais (sindicatos, partidos políticos, trabalhadores da área, intelectuais, profissionais liberais, parcelas da Igreja, organizações públicas e privadas, dentre outros) em 1985 resultou na construção da proposta de Lei Orgânica e de Política de Assistência Social.
Com a promulgação da Constituição Federal em 1988, a secretaria de assistência tornou-se uma politica publica, contudo, o período teve como marco importante, a passagem de um modelo politico assistencial para um modelo de Estado de Direito, modificando as normas e regras

Relacionados