Mudanças no período organogenético e no período fetal

4692 palavras 19 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO unf
CURSO: MEDICINA
DISCIPLINA: EMBRIOLOGIA
ALUNO (A):

Mudanças no período organogenético e no período fetal

TERESINA, 08 DE DEZEMBRO DE 2013
Principais alterações ocorridas no embrião da 4ª à 8ª semana

Essas cinco semanas constituem a maior parte do período embrionário, que se estende da terceira a oitava semana. Durante estas cinco semanas, que representam a maior parte do período embrionário, os principais órgãos e sistemas do corpo são formados a partir das três camadas germinativas. A partir da quarta semana o coração forma uma saliência no tórax, começando o bombeamento sanguíneo; a cabeça do embrião passa a ter um tamanho muito grande em relação ao resto do corpo; ainda há a presença de uma pequena cauda; já podem ser observados pequenos braços, as pernas começam a se tornar visíveis no final desta semana, quando já podem ser identificados os olhos e as orelhas.
As dobras nos planos mediano e horizontal convertem o disco embrionário achatado em um embrião cilíndrico em forma de “C”. A formação das dobras cefálica caudal e laterais constitui uma seqüência contínua de eventos que resultam numa constrição entre o embrião e o saco vitelino. Durante o dobramento, a parte dorsal do saco vitelino é incorporado pelo embrião e dá origem ao intestino primitivo. Quando a região da cabeça se dobra ventralmente, parte do saco vitelino é incorporado pela cabeça embrionária em desenvolvimento como o intestino anterior. O dobramento da região da cabeça também faz com que a membrana orofaríngea e o coração sejam deslocados ventralmente, e que o encéfalo em desenvolvimento se transforme na parte mais cefálica do embrião.
Enquanto a região caudal se dobra ventralmente, uma parte do saco vitelino é incorporada à extremidade caudal do embrião, compondo o intestino posterior. A porção terminal do intestino posterior expande-se para constituir a cloaca. O dobramento

Relacionados

  • Farmacoterapia
    11460 palavras | 46 páginas
  • Bulário ( Anti - Hipertensivos)
    7475 palavras | 30 páginas
  • Embrio Moore
    246045 palavras | 985 páginas
  • henrique
    146283 palavras | 586 páginas