Mudanças no mundo do trabalho: acertos e desacertos na proposta curricular par o ensino médio (resolução cne 03/98). diferenças entre formação técnica e formação tecnológica.

2342 palavras 10 páginas
MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO: ACERTOS E DESACERTOS NA PROPOSTA CURRICULAR PAR O ENSINO MÉDIO (RESOLUÇÃO CNE 03/98). DIFERENÇAS ENTRE FORMAÇÃO TÉCNICA E FORMAÇÃO TECNOLÓGICA.

Maria Rita Neto sales Oliveira

Este texto toma com objetivo de análise critica a proposta curricular para o Ensino Médio em seus aspectos legais, historicizando e refletindo sobre seus acertos e desacertos nos processos formativos escolares dos fundamentos e procedimentos defendidos pela proposta. As diferenças entre formação técnica e formação tecnológica definem que se aborde o tema a partir das diferenças em relação com a tecnologia, se refere a articulação entre o Ensino regular e a Educação profissional, as relações entre a formação geral e a preparação para o trabalho no nível técnico. A partir daí, o texto aborda o tema em dois âmbitos: O Âmbito da diretrizes presentes nos documentos legais em pauta e o Âmbito da implantação da proposta curricular para o Ensino Médio em Escola Técnicas, entretanto as duas considerações feitas tem base no trabalho teórico-pratico, sendo fruto de uma aproximação possível e inicial do tema em pauta. Nos dias atuais, o tema das diferenças entre as duas formação, tem sido objeto de debate em instituições de Educação Tecnológica do País, determinando a aproximação dos processos formativos escolares de educação profissional do trabalhador e, portanto a uma formação técnica e afastando a escola do objetivo de uma formação tecnológica, assim envolvendo o compromisso ao trabalhador e o conhecimento aplicável a um determinado ramo de atividade humana. Essa diferença tem sido apontadas na definição de novas propostas pedagógicas para as escolas que de um lado ultrapassem suas praticas presa em um censo comum e a racionalidade técnica e de outro se construam como alternativas as propostas oficiais. Há outras características que definem uma proposta de educação tecnológica e se referem a uma concepção de educação, entendendo como:
● produtos

Relacionados

  • Funedamento sócio-historico da educação
    26766 palavras | 108 páginas
  • principio da dignidade humana
    85091 palavras | 341 páginas
  • Plano de Marina Silva 40
    93516 palavras | 375 páginas
  • Cdc bh
    283205 palavras | 1133 páginas