Mudanasocial 120424115008 Phpapp02

690 palavras 3 páginas
MUDANÇA SOCIAL
Toda a transformação observável no tempo, que afeta, de modo não provisório ou efêmero, a estrutura ou o funcionamento da organização social de uma dada coletividade e modifica o curso da sua história.

Características








É um fenômeno coletivo – afeta e implica um conjunto substancial de indivíduos que verão, assim, alterados o seu modo e condições de vida. Corresponde a uma mudança estrutural e não a uma adaptação funcional das estruturas existentes É identificável no tempo, o que nos permite detectar e descrever as alterações estruturais a partir de um ponto de referência.
Não é efêmero – qualquer evento passageiro

Etapas do Processo




Descristalização do sistema de ideias vigente; Reestruturação de um novo sistema noutras bases; Recristalização do novo sistema de ideias.

Fatores
Fatores Geográficos:
 Em resultado de cataclismos, secas, inundações, pragas, etc. Tem-se assistido a grandes êxodos da população rural dos países do Terceiro Mundo.
 Este fenômeno é igualmente observável nos países em vias de desenvolvimento onde a agricultura é uma atividade em declínio afastando as populações para os centros urbanos em ascensão.

Fatores Demográficos:  Variações nas taxas de crescimento populacional ou grandes êxodos populacionais podem originar situações de mudança social.
Fatores Políticos e Sociais:


Fatores como a luta de classes ou o conflito político, a ação das elites sociais ou o aparecimento de movimentos sociais portadores de valores e modelos culturais diferentes.

Fatores Culturais:
 A evolução das ideias: subcultura e contracultura  Na vida social, os indivíduos relacionam-se dinamicamente. Quer se enquadrem na ordem social vigente, quer a contestem, os indivíduos, ao relacionarem-se entre si, refazem a cada dia o tecido social.

Subcultura – conjunto de relações e traços culturais que, simultaneamente, afasta e aproxima certos grupos da sociedade global, não pondo em causa a cultura dominante.
Contracultura

Relacionados