Mudanças organizacionais

Páginas: 5 (1155 palavras) Publicado: 20 de abril de 2011
MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

INTRODUÇÂO:

CONCEITO:
Mudança organizacional nada mais é do que qualquer alteração, planejada ou não, na relação entre a organização e o meio ambiente, que possam trazer conseqüências na eficiência ou eficácia organizacional, ou seja, uma necessidade organizacional para conseguir se adequar as variações do mercado. (Segundo Sterphen)
As mudanças estão presentes emtoda à parte: na tecnologia, na ciência, na medicina, no ambiente de trabalho, nas estruturas organizacionais, nos valores e costumes sociais, na filosofia e até mesmo na religião. No mundo coorporativo não é diferente. As pressões originadas pelo mercado têm exigido que as empresas mudem constantemente para fazer frente a condições competitivas, exigindo continuamente uma enorme solicitação deadaptação das pessoas em geral, tanto para os jovens como para os mais velhos. Toda mudança implica novas abordagens e soluções, rompendo com o estado de equilíbrio alcançado anteriormente e o substitui por um estado provisório de tensão. A mudança organizacional caracteriza-se por fazer transformações cada vez mais rápidas, profundas e amplas que exercem um impacto direto nos trabalhadores. Seusefeitos, positivos ou negativos, geram instabilidade e conseqüentemente pode levar renúncias, perdas e adaptações. As necessidades de mudanças podem ser comparadas a um ciclo vicioso; o momento presente está quase sempre exigindo mudanças, essas mudanças acabam trazendo novos problemas. Esses problemas despertam novas soluções, as quais passam a exigir novas mudanças e assim por diante. Cada vezmais, é de interesse das empresas, trazerem soluções aos seus funcionários, como forma de melhorar a produtividade e a satisfação interna, para que estas pressões, naturalmente causadas pelas mudanças, sejam minimizadas. Cada individuo reage de maneira diferente em meio as pressão do cotidiano e de um ambiente de mudanças, cabe as empresas prestarem atenção em seus funcionários e terem cautela paraque as transições sejam feitas sempre da melhor maneira possível.
As novas estruturas de mudança organizacional estão influenciando no ambiente de trabalho, pois em muitas mudanças é necessária a quebra de valores, que resulta na mudança de comportamento e conseqüentemente o relacionamento profissional.
Segundo Wren (1979) enquanto persistirem os valores dominantes, não existe uma mudança deparadigma. Compete às pessoas entenderem quais os valores a ser preservado, estimulado ou mudado, já para Fergunson (1976) o aspecto de sobrevivência humana no que se refere ao campo biosférico. Em outras palavras, a autodestruição, isto é, a não preservação do habitat, resulta que não haverá amanhã. Quanto melhor forem conhecidas suas limitações, será sua relação com as mudanças de valores.Portanto, a essência está centrada na questão de como o ser humano interage em seu meio, o compromisso, sua responsabilidade coletiva, como ocorre sua alienação e, principalmente, a dignidade do trabalho.
Atualmente, nas organizações são as pessoas que fazem a diferença. O potencial das empresas está centrado nas pessoas, valorizam a soma das competências e habilidades de cada um. Vivemos em constantesmudanças organizacionais, muitas são decorrentes pela alteração nas estruturas, antes muito hierarquizadas. E com o uso das tecnologias da informação e comunicação acontece essa ruptura no processo de comunicação e as estruturas passam a serem vistas pela perspectiva horizontal. Este fluxo da comunicação caracteriza-se pelo uso intensificado das novas tecnologias da informação e comunicação,altera a estrutura organizacional, modifica a realização dos processos e até mesmo afeta a relação das pessoas por meio da comunicação por meio de redes de computadores. Contudo, todo avanço da comunicação trouxe benefícios ao ambiente de trabalho, trouxe maior facilidade em se comunicar e agilidade no trabalho. O relacionamento profissional que antes era feito pessoalmente, hoje pode ser feito por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mudança Organizacional
  • Mudança organizacional
  • Mudanças Organizacionais
  • Mudança organizacional
  • Mudança Organizacional
  • Mudança Organizacional
  • Mudança organizacional
  • Mudança organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!