Mudanças nas organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 28 (6850 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MUDANÇA ORGANIZACIONAL?
Como implantá-las enfrentando as mais variadas barreiras!

RESUMO
Quando se fala em mudança dentro de uma organização, o assunto além de delicado pode gerar polêmica e discussões intermináveis. Este trabalho foi desenvolvido através de pesquisa primária e um estudo de caso com o objetivo de orientar aos responsáveis na execução de tão árdua tarefa, as práticas eprocessos desde uma simples mudança como troca de horários até a mais complicada, quando se faz realmente uma mudança física, de local já estabelecido há muitos anos.
No estudo de caso, trazemos a experiência de 48 meses em uma instituição consolidada no seguimento de Ensino no município de São Paulo, que em seus mais de 40 anos exerce a função de transformar informações em geração de conhecimento,(desde o fundamental até a pós-graduação), com fundação e administração pelos pais desde o principio até 2006 onde até 2009 transferem a gestão aos filhos.
Como enfrentar as resistências à mudança dentro de um ambiente muitas vezes familiar? A administração que vem passando de pai para filho de geração em geração, e que seus administradores em sua grande maioria, são os primeiros a dizer: “Em timeque está ganhando não se mexe” mal sabendo eles que o mercado de atuação de seus negócios, é implacável com as organizações que não se atualizam e principalmente não se preparam para se tornar competitiva, os concorrentes chegam com produtos, serviços e atendimento aos clientes, de igual ou até qualidade superior aos seus, e com custos infinitamente menores.
Ao utilizarmos as inúmeras ferramentasque a tecnologia vem nos favorecer para um planejamento estratégico, no gerenciamento e acompanhamento dos métodos e processos, analisando os riscos e ameaças ao longo de todo um processo de mudança, como também a observação dos resultados já obtidos, podemos conscientizar as pessoas e principalmente o proprietário de que, pode ser por um período curto, médio ou longo com muito esforço,perseverança e ajustes, mas será necessário mudar. Por inúmeras vezes as organizações não suportam o enfrentamento com os produtos e serviços de seus concorrentes, porque seus custos de produção, matéria prima e mão de obra estão desatualizados e totalmente equivocados para um mínimo de qualidade, eficiência e produtividade.
É possível refazer, corrigir e adequar-se as melhores práticas para atuação em ummercado cada dia mais competitivo, para produzir, comercializar e consolidar a marca de produtos, serviços e atendimento ao cliente, com relatórios gerenciais, planejando por etapas a execução dos processos com datas preestabelecidas de inicio e final, acompanhando e integrando toda a equipe do departamento ou pessoas diretas e indiretamente ligadas aos negócios da organização.

Palavras chaves:Ameaças, Consolidar, Instituição, Mercado, Mudança, Organização, Produtividade, Qualidade, Riscos.

ABSTRACT
When you talk about change within an organization, as well as delicate matter may generate controversy and endless discussion. This work was developed through primary research and a case study with the purpose of guiding those responsible in carrying out such an arduous task, practicesand processes from a simple change such as changing schedules to more complicated when it really makes a physical change location already established many years ago.
In the case study, we bring the experience of 48 months at an established institution in the wake of Education in São Paulo, which in its more than 40 years has a function to transform information into knowledge creation, (from thekey to postseason Grade), with the foundation and administration by parents from the beginning until 2006 until 2009 where the management transfer to their children.
How to face resistance to change within a family environment often? The administration that have been passed from father to son from generation to generation, and that its administrators in their vast majority, are the first to say:...
tracking img