Mudanças na estrutura das demonstrações contábeis a lei nº 11.638/07

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O papel da contabilidade como fornecedora de informações para tomada de decisão e promotora da eficácia em finanças está em discussão devido às implicações junto ao mercado de capitais. Asdemonstrações contábeis são fundamentais para análise da situação econômica-financeira por seus usuários. As alterações ocorridas na lei 11.638 foram essenciais para unificação da linguagem do Brasil com ocenário internacional.
Os benefícios de toda essa normatização das normas brasileiras com as normas internacionais já são conhecidos por todos e ressaltam que a Lei 11.638/07, ao possibilitar essaconvergência internacional, irá permitir, no futuro, o custo reduzido e uma taxa de riscos menores para o acesso das empresas brasileiras a capitais externos. Com tanta informação que facilita o acompanhamentoe a fiscalização de atos da administração, fornecendo informações de qualidade, o que diminui a incerteza do processo de avaliação de risco.
Com a lei 11.638/07 as principais alterações que surgiramna estrutura das demonstrações contábeis são: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), Demonstração de Fluxos de Caixa (DFC), Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido(DMPL), Demonstração e Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) e Demonstração do Valor Adicionado (DVA).
Ao se referirem ao Balanço Patrimonial, ressaltaram que a Lei manteve a classificaçãoinadequada do patrimônio líquido dentro do grupo de contas do passivo, contrariando, assim, o princípio da entidade. É importante salientar que a Lei não se isola, no balanço patrimonial ou em notaexplicativa, os itens decorrentes das atividades usuais.
O Intangível, passa, enfim, a fazer parte do patrimônio das empresas. Agora, as mesmas poderão mensurar o valor de suas marcas, de seu capitalintelectual entre outros ativos intangíveis e provavelmente imensuráveis.
Os recursos destinados ao resgate das partes beneficiárias, sendo este uma reserva de capital, continuaram fazendo parte do...
tracking img