Mudanças de valores e atitudes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A pesquisa tem como objetivo compreender qual a relação da Filosofia com o Serviço social, e com isso abordou-se questões sobre a filosofia na Antiguidade, no sentido de saber o que é Filosofia; a Filosofia no Renascimento ,período da História da Filosofia que na Europa está entre a Idade média e o Iluminismo;a Filosofia Moderna e o Empirismo , percebendo que aspráticas baseadas em fatos são rompidas dando lugar do real investigado e a Filosofia Contemporânea e Idealista , vendo que a questão social representa uma perspectiva de análise da sociedade.
Para Barbosa (2008) a filosofia tem várias maneiras de orientar o profissional de serviço social, com o objetivo de aprofundar na própria ideologia, no seu próprio ser ou não ser, de achar saída para osseus problemas sem se subtrair, podemos trabalhar a analise de conjuntura, analisar todas as características do individuo; familiar, pessoal, e todo seu histórico de vida, e mostrar-lhe que ele pode sim mudar sua vida, com seu próprio esforço, com sua força de trabalho.
Partindo de tais concepções, a Filosofia no contexto do Serviço Social, ajuda cada profissional a resolver osproblemas que surgem ao longo de sua profissão, compreendendo qual o real significado dos acontecimentos que surgem na vida do ser humano e o que fazer para tentar resolvê-los ou compreendê-los.

DESENVOLVIEMNTO

FILOSOFIA DA ANTIGUIDADE: PRÉ-SOCRÁTICOS, SÓCRATES
Para saber o que é Filosofia e quais seus mais importantes princípios, é necessário tomar como base as palavras deGhirldelli (2008) onde o mesmo define Filosofia como sendo a desbanalização do banal, pois do ponto de vista específico, ela é uma investigação que lida com os mecanismos que nos fazem tomar o aparente pelo real quando estamos envolvidos no problema.
O filósofo é aquele que vê o que todos vêem todos os dias, mas ele, diferente de outros, aponta para situações em que aquilo que é visto não é algoque deveria estar ali como está. Poderia não estar. Talvez devesse não estar como está. Até aí, estou no âmbito da minha atividade de desbanalizador do banal. Caminho na função da filosofia, assumida de acordo com a acepção geral que dou a ela. Mas essa desbanalização do banal me conduz para à minha segunda acepção de filosofia. ( GHIRLDELLI, 2008, p.2).
Segundo Urbanski ( 2008,p.5) afilosofia tem a intenção de estimular a consciência, o pensamento e alimentar sempre uma posição questionadora ao homem, que normalmente não é do interesse da classe dominante da sociedade, que em seguida poderá ter perigo pela verdade dita. As características da Filosofia Antiga , parte da totalidade, isto é, abrange toda a realidade, sem excluir partes e sem dividi-la em pormenores.Vai perguntar sempre sobre o princípio de todas as coisas e seu objeto de estudos é a totalidade da realidade e do ser. Para alcançar tal intento, ela vai explorar sobre o primeiro princípio de todas as coisas, o porquê anterior a todas as causas, a causa não causada. O método da Filosofia Antiga é a compreensão racional da totalidade do ser. Isto quer dizer que, diferentemente das explicaçõesmíticas ou religiosas, os filósofos devem fundar suas pesquisas e argumentos sobre o raciocínio lógico, buscando as causas dos fenômenos. O objetivo é bastante pretensioso: conhecer e contemplar a verdade. ( Lacerda, 2008, p.5). Segundo Cabral (2010) a Filosofia liberta o homem da insegurança e do temor proporcionados pelo Mito de que o destino dos homens era um joguete dos deuses.Para conhecer averdade, os filósofos se esforçaram para conhecer as causas e os princípios de toda a realidade, descobrindo na multiplicidade de coisas e opiniões um princípio único , apontando as principais características deste processo de compreensão:
• Tendência racional - em que somente a Razão é o critério de explicação sobre o mundo, segundo seus próprios princípios;
• Submissão dos problemas à...
tracking img