Mudanças de temperatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A mudança de temperatura de uma substância é acompanhada por uma série de modificações físicas. Denomina-se fase de uma substância o seu estado, que pode ser sólido, líquido ou gasoso. As mudanças defase em substâncias puras têm lugar a pressões e temperaturas definidas.

A quantidade de calor necessária para produzir uma mudança de fase chama-se calor latente; existem calores latentes desublimação, fusão e vaporização.

Se a água é fervida em um recipiente aberto, à pressão de 1 atmosfera, a temperatura não ultrapassa os 100 °C, por mais calor que seja aplicado. O calor absorvido semmudar a temperatura da água é o calor latente.

Quando o vapor se condensa para formar água, esta energia é de novo liberada (Condensação). Para fundir 1 kg de gelo, precisa-se de 19.000 joules e,para converter 1 kg de água em vapor a 100 °C, gastam-se 129.000 joules. A quantidade de calor necessária para aumentar em um grau a temperatura de uma unidade de massa de uma substância é denominadacalor específico.

Destilação, processo que consiste em aquecer um líquido até que seus componentes mais voláteis passem à fase de vapor e, em seguida, esfriar o vapor para recuperar estescomponentes sob a forma líquida, por meio da condensação. O objetivo principal da destilação é separar uma mistura de vários componentes, aproveitando suas volatilidades diferentes, ou separar os materiaisvoláteis dos não voláteis. É possível, por exemplo, purificar facilmente a água do mar, evaporando-a e condensando depois o vapor para recolher o produto: água destilada.

O recipiente em que oslíquidos são fervidos, durante a destilação, chama-se alambique, embora, às vezes, atribua-se este nome a todo o aparelho, incluindo a coluna fracionadora, o condensador e o receptor em que se recolhe olíquido destilado. Geralmente, os alambiques para trabalho em laboratório são feitos de vidro, enquanto que os industriais são de ferro, cobre ou aço.

Pode-se fazer com que uma parte do destilado...
tracking img