Mudanças corporais na gravidez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MUDANÇAS CORPORAIS NA GRAVIDEZ
Psicopatologia da família e das relações familiares
Universidade do Minho

Joscelaine Cristiane Cardoso Lima
nº E4869

Resumo
O presente trabalho é uma revisão bibliográfica, cujo objetivo é perceber as mudanças que acontecem no corpo da mulher durante a gravidez, relacionando com os aspectos psicológicos (tanto positivos quanto negativos) envolvidos. Comoa gravidez é um processo complexo, porém natural, que envolve muitas mudanças, envolvendo alterações corporais, que podem ser percebidas de várias formas, é um assunto sobre o qual se torna necessária a investigação da Psicologia. Portanto, nesta revisão são analisados vários artigos publicados que tratam deste assunto. Verificamos que os aspectos corporais que mais incomodam as mulheresgestantes, de maneira geral, são: o aumento de peso, as manchas na pele, o inchaço e o desconforto físico e psicológico que podem causam. Observa-se que as exigências da mídia e da sociedade em geral sobre a estética corporal, onde a mulher deve ter um corpo magro, perfeito podem ser um dos fatores que levam as mulheres a terem tanta preocupação com sua forma corporal mesmo durante a gestação.Palavras-chave: Gravidez. Mudanças corporais. Aspectos emocionais.

Mudanças Corporais na Gravidez
Sabemos que a gravidez é um período de intensas mudanças na vida da mulher, no qual ela prepara-se para maternidade, que será algo permanente em sua vida e, é um período onde se percebem mudanças corporais, fisiológicas, psicológicas, relacionais, enfim, tudo muda a partir do momento que a mulher sabe queestá gerando uma criança em seu ventre, para algumas é um momento mágico, único, para outras é um momento de medos, apreensões, etc.
Este é um trabalho de revisão de literatura sobre as mudanças corporais que as mulheres enfrentam na gravidez, buscando entender os aspectos psicológicos relacionados a estas mudanças, como a imagem corporal influencia o estado psicológico e também como o estadopsicológico pode influenciar o físico.
O presente artigo começa esclarecendo o método utilizado e, continua fazendo a revisão bibliográfica, onde, primeiro são colocados assuntos mais gerais referentes às mudanças na gravidez. Em seguida começamos a tratar mais especificamente sobre o assunto mudanças corporais, acompanhado de suas influencias psicológicas conforme opinião de cada autor. Depois,passamos à discussão sobre os aspectos encontrados, e, logo após a conclusão e referências do trabalho.
Método
Realizou-se uma revisão literária agregando artigos realizados nos últimos 16 anos, em diferentes países, predominando os da língua portuguesa, utilizando as bases de dados: scielo, usando as palavras “gravidez”, “mudanças corporais” e “aspectos emocionais”, onde foram encontrados cerca de63 artigos, outra base de dados utilizada foi ovidSP, utilizando os termos “pregnancy and body changes” e “pregnancy and aspects emocionais”, onde foram encontrados mais de 1000 artigos e, também foi utilizado o Google acadêmico e foram encontrados milhares de referências, sendo que, algumas levaram a base de dados sciencedirect, onde foram usadas as mesmas palavras e foram encontrados 3788artigos relacionados ao assunto. A partir deste grande número de artigos, aqueles que pareciam mais adequados foram lidos e, destes, foram selecionados 10 para referenciarem este trabalho. Os critérios utilizados para esta seleção foram a presença de todos os caracteres pesquisados no título do artigo ou no seu resumo e sua relevância no corpo do texto, foi dada preferência aos estudos mais atuais.Revisão da literatura
Segundo Silva (2008), a gravidez é um período caracterizado por inúmeras transformações que exigem uma adaptação constante à realidade e, a mulher se torna mais sensível e vulnerável. Semelhantemente a outros momentos do desenvolvimento, as mudanças corporais na gestação inauguram outra etapa do ciclo de vida. Na gestação, assim como na adolescência e no climatério, o corpo...
tracking img