Mudanças ambientais provocadas pela exploração do gesso no município de araripina - pe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AUTARQUIA EDUCACIONAL DO ARARIPE – AEDA
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARARIPINA – FAFOPA
DEPARTAMENTO DE PÓS – GRADUAÇÃO


MARIA GECIANA MARTINS SILVA





MUDANÇAS AMBIENTAIS PROVOCADAS PELA EXPLORAÇÃO DO GESSO NO MUNICÍPIO DE ARARIPINA - PE








Araripina
2012
MARIA GECIANA MARTINS SILVA





MUDANÇAS AMBIENTAIS PROVOCADAS PELA EXPLORAÇÃO DO GESSO NOMUNICÍPIO DE ARARIPINA - PE



Monografia apresentada ao curso de Pós Graduação em Geografia Geral da Faculdade de Formação de Professores de Araripina – FAFOPA, como requisito parcial para obtenção do grau de Especialização.


Orientador:



Araripina
2012

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO ARARIPE – AEDA
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARARIPINA – FAFOPA
DEPARTAMENTO DE PÓS –GRADUAÇÃO


FOLHA DE APROVAÇÃO

Monografia apresentada a Faculdade de Formação de Professores de Araripina em _____/_____/ _____.

Monografia aprovada em ____/ ____/ ____.


BANCA EXAMINADORA

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________
RESUMO

As transformações sócioeconômicas do município de Araripina tiveram nas últimas décadas, um marco bastante salutar que as distinguem de outros municípios sertanejos, isso tudo devido a extração e produção de gesso e gipsita, de tão importância, porém polêmica, pois envolve toda a sociedade, que busca qualidade de vida.
Sendo assim, o presente estudo objetivou analisar a viabilidade do desenvolvimento sustentável doPolo Gesseiro de Araripina. Foram tecidas considerações acerca das consequências da poluição, do aquecimento global, das mudanças climáticas e das formas de coerção política e legal usadas de maneira a exigir que os empreendimentos exerçam suas atividades de maneira sustentável. Foram analisadas também, diversas características do pólo gesseiro de Araripina – PE, incluindo sua localizaçãogeográfica, a descrição da atividade produtiva, destacando os impactos ambientais da atividade de extração e beneficiamento de gipsita.
Negar a importância do pólo gesseiro do município é uma injustiça, quase uma barbárie, porém sua exploração deterioriza o meio ambiente, e poderá a médio e em longo prazo, não uma opção para o semiárido nordestino, mas um caos pela ambição, egoísmo de grandes grupos quecomandam e gerenciam a exploração e comercialização do gesso.
Por esta razão se faz necessário à realização de estudos que avaliem os resultados dessa exploração, para que o aquecimento econômico que se dá não mascare os malefícios que são trazidos junto com o desenvolvimento e conômico.

SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 06
2. JUSTIFICATIVA 07
3 REVISÃO DE LITERATURA 08
3.1 Gipsita e gesso –conceitos básicos Um pouco da história do gesso 08
3.2 Um pouco da história do gesso 09
3.3 Mudanças ambientais causadas pela exploração da gipsita 10
4. METODOLOGIA 12
5. RESULTADOS 13
5.1 Dos impactos Ambientais da Atividade Gesseira 13
5.2 Lenha como energético 13
6. DISCUSSÃO 15
CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18






1. INTRODUÇÃO

No sertão pernambucanohá uma predominância muito grande de gipsita, principalmente nos municípios de Trindade, Bodocó, Exu, Ipubi, Ouricuri e Araripina. A cadeia produtiva do polo gesseiro do Araripe possui atualmente 47 mineradoras, 72 calcinadoras e 193 indústrias de artefatos (SINDUSGESSO, 2006).
O município de Araripina localiza-se na Mesorregião – Sertão Pernambucano/Microrregião Sertão do Araripe, tem umaextensão de 1.672 km², limitando-se ao norte com o Estado do Ceará, ao Sul com Ouricuri, a Leste com Ipubi e a Oeste com o estado do Piauí. Segundo Alves (1999), o município de Araripina fica situado na zona fisiográfica do Estado de Pernambuco, ao noroeste da microrregião homogenia 101 com superfície de 1.672 Km², inserido na área da mesma e faz parte integrante na Bacia Hidrográfica do Rio...
tracking img