Mudança organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Propõe-se através deste trabalho entender o real significado de MUDANÇA ORGANIZACIONAL através do relacionamento interpessoal, observando suas vertentes, fatores de sucesso e fracasso e a necessidade de desenvolvê-lo e aprimorá-lo, visto que , o homem é um ser social, único e que, portanto também reage de forma única e individual a situações semelhantes, e dotado de sentimentos eemoções que por inúmeras vezes não são controlados, podendo surtir efeitos positivos ou não, pois a pessoas agem e pensam de maneira diferente, com o objetivo de compreender a melhora na convivência, para o alcance de uma melhor qualidade de vida, através de dicas e observações, buscando um norte de como lidar e administrar os conflitos de relacionamento.

Para Silva (1999), mudançaorganizacional trata de uma mudança de época, que pode ser evidenciada na medida em que "a humanidade têm experimentado turbulências de diferentes ordens; instabilidade de muitos processos ambientais, sociais, econômicos, políticos, tecnológicos e institucionais" (p.1), que promovem uma perda dos "marcos de referência" que direcionavam os modelos que vigoravam anteriormente, e têm como resultado uma"vulnerabilidade generalizada" dos cidadãos, sociedades e organizações.
No decorrer do último século, as mudanças no trabalho e na estrutura organizacional foram vertiginosas; a estrutura rígida e hierarquizada de outrora foi substituída pelo trabalho em equipe; os processos organizacionais tornaram-se mais dependentes da tecnologia, que por sua vez evoluiu numa velocidade ímpar. Esta transformaçãovertiginosa que impera nas organizações do fim do milênio, exige dessas mais que capacidade organizacional para se adaptar às novas estruturas, "é preciso desenvolver uma capacidade contínua de adaptação e mudança" (Robbins, 1999: 407), ou seja, as mudanças do ambiente externo exigem da organização a capacidade contínua de resposta rápida e eficaz a estas transformações.
Adotar estratégias de mudançaque obtenham sucesso envolve compreender aspectos do ambiente, dos indivíduos e da organização como um todo. Desta forma, identificar variáveis do contexto que estariam provocando as mudanças, sejam contínuas ou descontínuas, apresenta-se como uma vantagem para os gerenciadores da mudança, na medida em que esse conhecimento poderia permitir o manejo e a implantação da mudança, o aumento da eficáciaorganizacional e de sua chance de sobrevivência.
Robbins (1999) apresenta seis aspectos específicos que atuam como desencadeadores de mudança: a natureza da força do trabalho, a tecnologia, os choques econômicos, a concorrência, as tendências sociais e a política mundial. Esses aspectos estariam presentes no cotidiano organizacional de forma mais ou menos aguda em determinados momentos, masconstantemente exerceriam pressão sobre a organização. No intuito de responder efetivamente às demandas do ambiente, Nadler e cols. (1995) acreditam que as organizações devem investir e se preocupar com o aumento da qualidade e do valor do cliente; a diminuição dos custos de coordenação interna; o aumento da inovação competitiva; a redução do tempo de resposta ao mercado.

CONTEXTUALIZANDORELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Segundo Chiavenato (2000)
A motivação se refere ao comportamento que é causado por necessidades dentro do indivíduo e que é dirigido em direção aos objetivos que possam satisfazer essas necessidades.(p.161)
Como se pode verificar supõe-se que os relacionamentos interpessoais dependerão das realizações e satisfações das necessidades individuais, mas também se pode verificarque muitas vezes os homens se comportam de forma dualista.
Segundo Chiavenato (2000)
O homem se caracteriza por um padrão dual de comportamento: tanto pode cooperar como pode competir com os outros. Coopera quando os seus objetivos individuais somente podem ser alcançados através do esforço comum coletivo. Compete quando seus objetivos são disputados e pretendidos por outros.(p.128)...
tracking img