Mucosa oral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A mucosa é a estrutura que reveste superfícies úmidas;
É Constituída por um epitélio e uma lâmina própria de natureza conjuntiva, e entre os dois existe a lâmina basal
O epitélio é derivado de ectoderma;
A lâmina própria é originada do ectomensênquima.
Estruturas
1.0 Epitélio oral:É do tipo estratificado pavimentoso.Por causa da sua função de forramento, o epitélio oralplorifera constantemente, com velocidades variáveis, segundo a sua localização.
Algumas regiões da cavidade oral apresentam: epitélio queratinizado e outras epitélio não-queratinizado, ambos estratificado e pavimentoso.
1.1 Queratinócito:
As células do epitélio oral denominam-se queratinócitos, termo usado inclusive para células do epitélio oral não-queratinizado;
Proliferação e maturação sãocaracterísticas fundamentais do epitélio oral, isso devido a continua divisão do epitélio.
1.1.1 Tipos de Estrato - Epitélio Queratinizado
Estrato Basal:Na região mais profunda do epitélio oral, adjacente á lâmina própria, encontra-se o estrato Basal.As células do estrato basal dividem constantemente, constituindo assim a porção germinativa.
As células basais apresentam alguns tonofilamentos, que searranjam formando tonofibrilas;
Entre os queratinócitos são observados numerosas junções intermoleculares, especialmente do tipo desmossoma.Quando o estrato basal é constituído por mais de uma camada de células, a mais profunda é o estrato basal propriamente dito e as outras formam o estrato suprabasal.
Estrato Espinhoso
O estrato que segue o basal em direção à superficie, constituído porqueratinócitos arredondados ou poliédricos;
O estrato espinhoso deve sua aparência à presença de desmossomas entre numerosos processos digitiformes em torno de todas as celúlas.
Estrato Granuloso
Acima do estrato espinhoso, os queratinócitos são maiores;
As células do estrato granuloso acumulam grânulos de queratohialina que contêm a proteína filagrina.
Estrato Corneo
Os queratinócitos localizadosacima do estrato granuloso, seguem a mesma orientação, porém são mais achatados, sendo que no seu citoplasma não são mais observados grânulos;O estrato córneo é constituido por células totalmente desidratadas e repletas de filamentos de citoqueratinas.É a parte mais queratinizada do epitélio, embora o processo de completa queratinização seja considerado o processo de maturação no qual ocorreapoptose.O epitélio oral queratinizado pode ser ortoqueratinizado ou paraqueratinizado;
1.1.2 Tipos de Estrato do Epitélio Não-Queratinizado
Estrato Basal e Estrato Espinhoso
Os queratinócitos do seu estrato basal, contém as menos organelas e tonofilamentos, são de um tamanho um pouco menor, enquanto o estrato espinhoso possuem menos desmossomas, sendo, portanto menos evidentes as “pontes”intercelulares.
Estrato Intermédio
Localizado acima do estrato espinhoso, possuem algumas organelas e só alguns grânulos revestidos.Nos epitélios não queratinizado esses grânulos são liberados conferindo permeabilidade do epitélio.
Estrato Superficial
As células da camada superficial são nucleadas e possuem organelas, sendo portanto claras e nucleadas.
1.2 Não Queratinócitos
Embora os queratinócitossejam a maioria das células do epitélio oral, outros tipos células também fazem parte desse epitélio.
1.2.1 Melanócitos
Os melanócitos possuem longos prolongamentos, localizados entre os queratinócitos e encontram-se apoiado sobre a lâmina basal.
1.2.2 Celúlas Langerhans
As células de Langerhans se originam da medula óssea.São apresentadoras de antigenos, porém não tem capacidade fagocitária.1.2.3 Células de Merckel
As células de Merckel não possuem prolongamentos longos.Localizam-se no estrato basal do epitélio e estão adjacentes a terminações nervosas amielinicas.Essas células apresentam números vesículos contendo neurotransmissores. Por isso elas provavelmente desempenham função receptora nervosa.
1.2.4 Células Sanguíneas
Estão presentes entre os queratinócitos as principais...
tracking img