MUCOSA ORAL FEITO PRA PROFESSORA

1611 palavras 7 páginas
“MUCOSA ORAL” →Mucosa oral : Reveste a cavidade oral (cavidade úmida constantemente banhada pela saliva), nos seus dois espaços virtuais, ambos delimitados pelos arcos dentários:
→vestíbulo (externo aos arcos dentais): revestido pelas mucosas dos lábios e das bochechas de um lado e pela mucosa alveolar e da gengiva de outro.
→ Cavidade oral propriamente dita: revestido pela gengiva, mucosa palatina,mucosa lingual e do assoalho da boca, istmo das fauces e tonsilas.Continua-se com a pele dos lábios e com a mucosa da faringe para orestante do tubo digestivo. Constituída por 2 elementos: epitélio (oriundo da ectoderme) e lâmina própria de tecido conjuntivo (oriunda do ectomesênquima), entre ambos existe uma lâmina basal.
A superfície da cavidade oral têm os mesmos elementos que a pele que reveste externamente o corpo, sendo porém desprovida de anexos. Entretanto,por revestir uma cavidade úmida é denominada de mucosa oral.Em algumas regiões da boca, logo abaixo da lâmina própria, existe uma submucosa, na qual predominam glândulas e tecido adiposo, equivalente,nesse caso, à hipoderme da pele.

- FUNÇÕES
•Proteger e recobrir tecidos profundos da mecânicarespiratória;
•Sensorial (gustativa, dor, temperatura, tato)
•Regulação térmica (pense num cachorro de boca aberta num dia de calor)
•Secretora (produção de saliva por toda a cavidade)
•Pode indicar contágio de doenças. A AIDS, por exemplo, tem como sinal a presença de leucoplasia pilosa ou sarcoma de Kaposi.

- DESENVOLVIMENTO
3ª semana: a cavidade oral primitiva é revestida por um epitélio delgado e um ectomesênquima subjacente.O epitélio é constituído por dois estratos, um mais profundo, basal, com células cúbicas altas e outro superficial, com células cúbicas baixas ou um pouco achatadas.
4ª semana: já está estabelecida a comunicação da cavidade oral com o tubo digestivo anterior. Enquanto o epitélio permanece sem modificações evidentes, o ectomesênquima passa a apresentar maior número de células indiferenciadas

Relacionados