Mucosa bocal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OBSERVAÇÃO DE CÉLULA ANIMAL: MUCOSA BUCAL

INTRODUÇÃO
As células são unidades funcionais dos seres vivos.
Uma célula eucariótica é limitada pela membrana celular ou plasmática, que contém ocitoplasma e o núcleo individualizado. No citoplasma são encontrados os mais diferentes compostos relacionados com a vida, com o metabolismo celular, e as diversas organelas que ocorrem em cada tipos decélula. O núcleo é limitado pela membrana nuclear, que contém o nucleoplasma, cromossomos e nucléolos.
Células destituídas de núcleos individualizados são chamadas procarióticas. Tais célulastambém não têm Mitocôndrias, Retículo Endoplasmático, Complexo de Golgi e Lisossomos, cujas funções parecem ser exercidas pela membrana celular. O material genético não é organizado em cromossomos, sendoformado por ácido nucléico sem proteína associada.
Bons materiais para estudo das células animais são mucosa bucal e sangue. A camada mais superficial da mucosa bucal é um tecido epitelialestratificado pavimentoso, formado por células relativamente grandes, achatadas, em forma de polígonos irregulares, com núcleo central.

COLORAÇÃO
A coloração dos tecidos torna-se indispensável para oseu estudo na microscopia de luz uma vez que as células e as estruturas que as compõem são incolores e translúcidas.
O processo pelo qual os corantes se ligam aos tecidos ocorre devido àpresença de radicais aniônicos ou catiônicos na molécula do corante, os quais reagem através de interações eletrostáticas aos radicais de carga oposta presentes nos componentes tissulares. Assim, os corantesbásicos interagem com os componentes tissulares ácidos, que são os radicais fosfatos dos ácidos nucléicos (DNA e RNA); os radicais fosfato e carboxila dos proteoglicanos e as carboxilas presentes nospolissacarídeos ácidos (ácido hialurônico) e proteínas ácidas.
Quaisquer dos componentes dos tecidos ou órgãos que reajam com um corante básico são chamados basófilos que significa ter...
tracking img