mucalidade

4040 palavras 17 páginas
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
COM CRIANÇAS DE 5ANOS
Adriana Rodrigues Gonçalves
Geyza Mara Siqueira
Thiago Palma Sanches
Orientador
Profª Ms Denise Rocha Pereira
Lins/ SP
2009
1
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
COM CRIANÇAS DE 5 ANOS
RESUMO
A música não precisa ser explicada, ela tem um fim em si mesma. Este artigo tem por finalidade investigar se a música pode ser um i nstrumento de auxílio no desenvolvimento infantil, em salas de pré-escolas.
Procurou-se investigar a forma como o professor vê e utiliza a musica com crianças de cinco e seis anos. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e análise qualitativa dos questionários aplicados. Concluiu-se até o momento que a música pode ser instrumento de auxílio no trabalho pedagógico, poré m, não deve limitar sua ação apenas como ferramenta de trabalho de outras áreas de conhecimento, pois ela fala por si só e contribui para o desenvolvimento integr al do ser.
Palavras-chave: Música. Infância. Educador. Aprend izagem. 2
INTRODUÇÃO
A música é uma linguagem que comunica sensações, se ntidos e passa por organização de som e silêncio. Está presente nas ma is diversas situações. A afetividade a cognição e a estética são partes inte grantes dela.
A música é a linguagem que se traduz em formas sono ras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pens amentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifest ações cívicas, políticas etc. Faz parte da educação desde há muito tempo, se ndo que, já na Grécia antiga era considerada como fundamental para a form ação dos futuros cidadãos ao lado da matemática e da filosofia. (BRA
SIL, 1998, p. 45)
O presente artigo tem por finalidade investigar se a música pode ser um
instrumento

Relacionados