Mtpa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A empresa BETA LTDA é uma importante empresa prestadora de serviços para o estado. É especializada em serviços técnicos de nível superior e possui deficiência na área de Recursos Humanos, na qual, possui dificuldades em capacitar seus funcionários e em desenvolver um programa de recrutamento.
Outra dificuldade encontrada na empresa é a sua dependência financeira do estado quea impossibilita de fazer seus próprios orçamentos e de realizar a expansão de seus serviços para mais municípios do Maranhão.
Ao visualizar tais dificuldades, analisaremos o problema em questão por meio da ótica da Administração de Recursos Humanos, área definida pela lei 4.769 como Administração e seleção de pessoal.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Final

Aumentar o quadro defuncionários de forma quantitativa e qualitativa, com intuito de propiciar o projeto de expansão da empresa para mais 13 municipios.

2.2 Objetivos Intermediários

- Qualificar os funcionários que já fazem parte do quadro da empresa a partir de programas de qualificação;
- Criar um plano de Cargos, carreira e salários;
- Recrutar, treinar e desenvolver novos técnicos para a expansão daorganização;
- Obter autonomia financeira do estado.

3. QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS

Como a BETA LTDA pode qualificar os funcionários existentes no quadro?
Como a BETA LTDA poderá aumentar o número de profissionais do quadro para propiciar o projeto de expansão da empresa para mais de 13 municípios?
De que forma os Recursos Humanos auxiliarão a BETA LTDA a obter autonomia financeira doEstado?

4. SUPOSIÇÕES

Supõe-se que a expansão da empresa BETA LTDA é imperativa, isto é, deve acontecer de uma forma ou de outra, já que pelo seu estado de prestadora de serviços do governo, os seus serviços são indispensáveis ao Estado nestes novos 13 municípios.
Para a expansão, a Beta Ltda precisa aumentar seu quadro de trabalho, e no mercado de trabalho existe a mão-de-obradisponível para que a expansão ocorra.
Deve-se procurar o financiamento necessário para que todo o projeto de ampliação do quadro dos funcionários seja feito de maneira planejada e equilibrada.
A qualificação dos funcionários se dará através de programa de treinamento integrado, desenvolvendo as habilidades técnicas e pessoais. A criação de um plano de carreira e salários será um incentivo para melhoreficiência do trabalhador.
Com o financiamento, criar um processo de recrutamento e seleção, criando um perfil profissiográfico, isto é, perfil psicológico que inclui habilidades gerais e especificas e o potencial para cada cargo desejado utilizando ferramentas de recrutamento (in house x outsourcing) para inclusão de novos talentos, personalidades e composição de novas equipes de trabalho.Criando um RH forte e preparado para cumprir a tarefa proposta, o financiamento seria feito de maneira mais simples e fácil, além de ser bem mlhor utilizado por seu proposto com menos desperdícios e mais eficácia.

5. DELIMITAÇÃO DE ESTUDO

O estudo realizado está limitado geograficamente aos municípios que se pretende levar a empresa. Limita-se também àquela parte da população que seencaixa no perfil procurado pela empresa e possui capacidade técnica para executar as atividades necessárias ao desenvolvimento da BETA LTDA.

6. RELEVÂNCIA DO ESTUDO

Este estudo poderá contribuir para a autonomia da BETA LTDA por meio de pequenas mudanças no setor de Recursos Humanos, possibilitando assim, o crescimento, desenvolvimento e propagação da empresa para os demais municípios; bemcomo o crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores.

7. DEFINIÇÃO DOS TERMOS

Plano de Cargos e Salários: é um conjunto de regras que estipulam como os colaboradores podem progredir na empresa com relação ao seu salário.
Treinamento: é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos e atitudes que busquem a melhoria da adequação entre as...
tracking img