Mtc - metodologia do trabalho cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. FICHA DE REFERÊNCIA

SOUZA, T.S de, et al. Estudos clínicos sobre úlceras por pressão. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 63, n.3, p. 470-6, maio - jun. 2010

2. FICHA DE CITAÇÃO

Enfermagem
“O enfermeiro membro da equipe multiprofissional de saúde e líder da equipe de enfermagem é responsável pelo gerenciamento do cuidado. Que destaca a tomada decisão, e que propicia aescolha da melhor prática de cuidar a ser empregada ao paciente hospitalizado [...] uma prática com qualidade, faz-se necessário que as ações de cuidado estejam cientificamente sustentadas na melhor evidência clínica, para a otimização dos recursos humanos disponíveis e a redução de custos à instituição.” (p. 471)

“As UP influenciam drasticamente o período de hospitalização com repercussõesdiretas no desconforto e dor ocasionados aos pacientes acometidos por estas lesões. Estudos apontam elevados índices de prevalência e incidência de UP em pacientes hospitalizados [...]. (p.471)

“Para o eficaz gerenciamento relacionado tanto as práticas curativas quanto preventivas das UP, é necessário que o enfermeiro mantenha-se constantemente vinculado as bases científicas do cuidado, a pesquisa,consciente da sua relevância para a prática.” (p. 471)

Critérios

“[...] seleção das hipóteses ou questões para a revisão; estabelecimento de critérios de seleção de amostra; cetegorização dos estudos e síntese do conhecimento produzido; análise de dados e resultados; e interpretação dos resultados.” (p. 471)
“Os critérios de inclusão no presente trabalho foram: artigos indexados nasbases de dados mencionadas e publicados na íntegra em periódicos nacionais e internacionais; compreendidos entre o período de 2004 a 2009 e disponíveis nos idiomas português, inglês e espanhol.” (p. 471)

“[...] foi elaborado e adotado um instrumento contemplando os itens: identificação do artigo original, características metodológicas do estudo, avaliação do rigor metodológico, intervençõesestudadas e resultados encontrados.” (p. 471)

“A quinta e sexta etapas da revisão integrativa é a análise e discussão de resultados e interpretação dos resultados devem incluir informações suficientes para que o leitor possa examinar criticamente as evidências levantadas e suas implicações para a prática da pesquisa.” (p. 472


Úlcera por pressão

“[...] 14 artigos selecionados [...] 5(35,7%) eram de enfermeiros; 1 (7,1%) de enfermeiras e médicos; 6 (42,8%) de enfermeiros, médicos e profissionais de outras áreas como estatísticos, epidemiologistas e engenheiros; e em dois artigos (14,2%) não foi possível identificar a formação dos autores.” (p. 472)

“[...] materiais usados na prevenção de UP (05), tratamentos de UP (03), escalas de avaliação de risco para odesenvolvimento de UP (02), comparações entre a concordância de profissionais de saúde acerca das práticas clínicas às UP.” (p.472)

“Em relação à instituição em que os estudos foram desenvolvidos obteve-se oito hospitais, um multicêntrico, um laboratório, um domicílio, um estudo não possuía identificação e duas revisões sistemáticas da literatura obtiveram suas informações nas bases de dados eletrônicos”(p. 472)

“[...] constatou-se que 7 (50%/) tratam-se de ensaios clínicos randomizado, 2 (14,2%) pesquisa com delineamento quase experimental, ou seja, ensaio clínico sem randomização, 3 (21,4%) estudos com delineamento não experimental, sendo todos descritivos e duas revisões sistemáticas da literatura.” (p. 472)

“[...] no Brasil, nenhuma pesquisa foi publicada no período de 2004 a 2009.É urgente o investimento na pesquisa nessa área, para compreensão da importância da prevenção das UP, seu impacto econômico às instituições de saúde e na efetividade do cuidado prestado.” (p. 472)

“[...] a realização de curativos com produtos adequados é essencial para a evolução da cicatrização da ferida bem como para a redução de custos para as instituições de saúde que por fatores...
tracking img