Mst-movimento sem terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O movimento do Sem-Terras:

O MST , é fruto de uma questão agrária que é estrutural e histórica no Brasil,nasceu da articulação das lutas pela terra, que foram retomadas no fim da década de 70,principalmente na região centro-sul do país e, aos poucos, expandiu-se pelo Brasil inteiro. Possuindo três objetivos principais: a terra, a reforma agrária mais justa,a expropriação das grandes áreasnas mãos de multinacionais e o fim dos latifúndios improdutivos. O MST defende autonomia para as áreas indígenas e é contra a revisão da terra desses povos, Visa a democratização da água nas áreas deirrigação no Nordeste, luta pela punição de assassinos de trabalhadores rurais e defende a cobrança do pagamento do Imposto Territorial Rural (ITR), com a destinação dos tributos à reforma agrária.Esse movimento tem chamado a atenção dos diversos segmentos da sociedade por apresentar determinadas características que o distinguem em sua trajetória de movimento social de trabalhadores docampo.Refletindo as elaborações coletivas, as lutas e projetos do Movimento. Refletem também o momento ao qual o nosso país está passando, e a situação da classe trabalhadora camponesa e seus desafios.
O lemado MST é “Reforma Agrária uma luta de todos”, trabalhado especialmente a partir do seu III congresso Nacional em 1995, sintetiza um passo muito importante na própria definição da identidade Sem Terra,que ao buscar educar a sociedade para que reconheça a reforma Agrária como uma luta não apenas dos trabalhadores e das trabalhadoras da terra, também se educa para assumir bandeiras de luta cada vezmais amplas.
Sem Terra é um nome próprio que identifica hoje um sujeito social e um processo de formação humana. Há varias polemicas existentes entre estudiosos da questão agrária no Brasil, arespeito dos avanços e retrocessos da luta pela reforma agrária na conjuntura atual, e do papel político desempenhada pelo MST na reentrada deste tema na agenda do país.
O integrantes desse MS acreditam...
tracking img