Mrvc

638 palavras 3 páginas
Resumo: O estudo do MRUA (Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado) tem como objetivo levar o aluno a calcular a distância percorrida, o tempo gasto, a velocidade e a aceleração do móvel que tendo como velocidade inicial V0 = 0 e abandono do volante no X0 = 0, para que a aceleração da gravidade e o peso do mesmo façam com que ele se desloque. A partir do reconhecimento do MRUA, utilizar os conhecimentos adquiridos, identificado, formulando, equacionando e resolvendo problemas que possam acontecer na vida prática, relativos à cinemática do ponto material.

I. Introdução
Este relatório tem como objetivo mostrar a influência de um plano inclinado na aceleração de um móvel. No mesmo, expressamos resultados das experiências realizadas. O experimento foi realizado com minuciosidade e atenção para que aja o máximo de exatidão nas medições. Ressaltando o fato de que a base mecânica do plano é definida pelas três leis de Newton: 1ª. Lei ou princípio da inércia; 2ª. Lei; 3ª. Lei ou Lei da Ação e Reação.

II. Experimento
Neste relatório estão contidas experiências realizadas no laboratório de física, onde utilizamos quatro instrumentos: uma rampa de Aragão (Fig. 1.); uma régua (Fig. 2.); uma bolinha (Fig. 3.) e o cronômetro (Fig. 4.). Marcamos com auxilio da régua a superfície da rampa as posições X0, X1, X2, X3 e X4. A posição inicial (X) foi marcada no 0 mm, indo até a posição final X4, marcada nos 1000 mm (ou 1 m). A diferença entre uma posição e a sua anterior é de 200 mm (ou 0,2 m). Em seguida abandonamos o móvel da sua posição inicial (X) até a sua primeira posição (X0), cinco vezes cronometrando o tempo para o mesmo deslocamento. De posse destes resultados, colocamos novamente o eixo do móvel na posição inicial e abandonamos o móvel até aposição (X1) cinco vezes cronometrando o tempo. Realizamos este procedimento para todos os intervalos descritos, a saber: (X e X0), (X e X1), (X e X2), (X e X3) e (X e X4). Segue a Fig. (1).

[pic]
Fig. 1. Rampa

Relacionados

  • Motor de relutancia variavel
    18223 palavras | 73 páginas
  • relatorio fisica experimental
    706 palavras | 3 páginas
  • Estação de tratamento de água
    4637 palavras | 19 páginas
  • Controle um veiculo pela USB
    11575 palavras | 47 páginas