Mru movimento retulineo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU)


INTRODUÇÃO

É um movimento no qual o corpo desloca trechos iguais em intervalos de tempos iguais. A velocidade nesse tipo de movimento é sempre constante.Podemos afirmar que a velocidade média determinada para qualquer intervalo de tempo é igual à velocidade instantânea determinada para qualquer tempo, ou simplesmente à velocidade.



Observe nonosso exemplo que o rapaz percorre espaços iguais em tempos iguais. Ele leva 2s para percorrer cada 10m, ou seja, quando está a 10m se passaram 2s, quando está em 20m se passaram 4s e assimsucessivamente, de tal forma que se calcularmos sua velocidade em cada uma das posições descritas (comparadas com a posição inicial), teremos:



Portanto quando falamos de MRU não tem mais sentido emutilizarmos o conceito de velocidade média, já que a velocidade não se altera no decorrer do movimento, logo passaremos a utilizar:
v = vm

FUNÇÃO HORÁRIA DO MRU

A função horária de um movimento,representa o endereço de um móvel no tempo, ou seja, ela fornece a posição desse móvel num instante qualquer. Com ela seremos capazes de prever tanto posições futuras do movimento, como conhecer posiçõesem que o móvel já passou.

A seguir deduziremos a função s = f (t) para o MRU e como ponto de partida utilizaremos a definição de velocidade.
Observe o esquema abaixo:


• O móvel parte de umaposição inicial so no instante t = 0;
• Num instante t qualquer ele estará na posição s.




Partindo da definição da velocidade:

Aplicando as observações descritas acima, temos:Simplificando a expressão, temos que:



Isolando o espaço s, fica:



Portanto a Função Horária do MRU é dada por:





GRÁFICOS DO MRU

A utilização de gráficos é uma poderosaarma para interpretação de dados. Os gráficos são utilizados, por exemplo, em geografia para mostrar a evolução da densidade populacional de uma região, na política afim de mostrar a corrida eleitoral,...
tracking img