Mru movimento retilineo uniforme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Movimento Retilíneo Uniforme (Mru)
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU)
INTRODUÇÃO A partir de agora passaremos a discutir tipos de movimentos e começaremos pelo MovimentoRetilíneo Uniforme. Este tipo de movimento de define por variações de espaços iguais em intervalos de tempo iguais, em outras palavras a velocidade é constante.

Observe no nossoexemplo que o rapaz percorre espaços iguais em tempos iguais. Ele leva 2 s para percorrer cada 10 m, ou seja, quando está a 10 m se passaram 2 s, quando está em 20 m se passaram 4 se assim sucessivamente, de tal forma que se calcularmos sua velocidade em cada uma das posições descritas (comparadas com a posição inicial), teremos:
vm = ∆s 10 20 30 40 = = == = 5 m/s ∆t 2 4 6 8

Portanto quando falamos de MRU não tem mais sentido em utilizarmos o conceito de velocidade média, já que a velocidade não se altera no decorrer domovimento, logo passaremos a utilizar: v = vm FUNÇÃO HORÁRIA DO MRU A função horária de um movimento, representa o endereço de um móvel no tempo, ou seja, ela fornece a posição dessemóvel num instante qualquer. Com ela seremos capazes de prever tanto posições futuras do movimento, como conhecer posições em que o móvel já passou. A seguir deduziremos a funçãos = f (t) para o MRU e como ponto de partida utilizaremos a definição de velocidade. Observe o esquema abaixo:

• O móvel parte de uma posição inicial so no instante t = 0; •Num instante t qualquer ele estará na posição s.

Partindo da definição da velocidade: Aplicando as observações descritas acima, temos: Simplificando a expressão, temos que:Isolando o espaço s, fica: Portanto a Função Horária do MRU é dada por:

v =

s −s ∆s = 2 1 ∆t t 2 − t1 v= s − so t−0

v. t = s − s o s o + v. t = s

S = So + v.t
tracking img