Mrp e mrpii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


Introdução.................................................................................
MRP....................................................................................................
MRPI I.................................................................................................ERP....................................................................................................
BI (Business Intelligence)………………………………………………..


























INTRODUÇÃO

MRP (Material Requirements Planning) e seu sucessor, o MRP II (Manufacturing Resources Planning). MRP e MRP II são ainda amplamente utilizados, independentemente e como módulos de sistemas ERP mais completos, mas a visão original de sistemas de informaçõesintegradas como nós conhecemos hoje começou com o desenvolvimento do MRP e MRP II nas empresas industriais. O ERP emprega a tecnologia cliente/servidor. Isto significa que o usuário do sistema (cliente) roda uma aplicação (rotina de um módulo do sistema) que acessa as informações de um sistema de gerenciamento de uma base de dados única (servidor). Isto, ao contrário do antigo sistema de main-frame,reflete o conceito de computação descentralizada. O termo “Business Intelligence”, pode ser traduzido como Inteligência de Negócios, refere-se ao processo de coleta nas organizações, análise compartilhamento e monitoramento de informações. O termo “Business Inteligence” não é recente como devemos imaginar no primeiro impacto. O seu conceito pro ativo já era usado pelos povosantigos.Atualmente o interesse pelo BI vem crescendo rapidamente na medida em que seu emprego possibilita organização a realizar uma série de analises e projeções de forma a agilizar a tomada de decisões.O BI implementado de uma forma correta pode obter respostas rápidas e mais confiáveis além de ter histórico de tudo que acontece.









MRP e MRP II
O MRP é um sistema implantado pelas empresaspara controlar as necessidades de recursos, e as necessidades de materiais, de forma a minimizar custos, para isso buscam o apoio da tecnologia da informação. Com esse sistema as organizações podem calcular os materiais de diversos tipos que serão necessários e para qual momento, assegurando que os mesmos serão providenciados no tempo certo, para a execução dos processos de produçã O conceito doMRP expandiu-se, e além dos materiais que já eram tratados, passou-se a considerar também insumos como mão-de-obra, equipamentos, espaços disponíveis para estocagem, instalações. Essa ferramenta também se emprega de cálculos para ajudar os gestores no momento da tomada de decisão. Ela consegue determinar a quantidade e o tempo exato em que os estoques devem estar liberados para a utilização naprodução, assim a empresa obtém menores custos na manutenção de seu próprio estoque. Os softwares com tal capacidade de processamento passam a ser denominados MRP II que é um sistema integrado de planejamento e programação da produção, baseado no uso dos computadores. Serão abordados e dado ênfase nesse artigo assuntos relacionados ao surgimento dos aos sistemas MRP e MRP II.

MRP –MATERIAL REQUERIMENT PLANNING

São sistemas de planejamento que visam controlar as necessidades de materiais utilizando-se do computador, tendo como base à explosão da estrutura de produtos.
As representações de estruturas de produtos auxiliam a responder:
• o que (componentes necessários para produzir o produto);
• quanto produzir e comprar;
• quando se deve comprarou produzir.
Desta forma, podemos dizer que a lógica do MRP é programar atividades para o momento mais tarde possível, a fim de minimizar prováveis estoques.
Segundo Martins; Laugeni (2006), MRP significa planejamento das necessidades de materiais, ou seja, é uma técnica utilizada pelas organizações a fim de planejar a quantidade de materiais que são utilizados na realização do...
tracking img