Mrp - planrejamento de necessidade de materiais

1177 palavras 5 páginas
FARGS 2012

Gestão da Informação
G3

MRP
Material requirements planning
(Planejamento de Necessidades de Materiais)

Carolina Maestri da Roza
Karenina Favero
Pedro Camargo
Gisele Alves
MRP
Planejamento de Necessidade de Materiais
Introdução
Sistema criado na década de 60 como uma solução para gerenciar os processos de produção nas organizações. O MRP (Planejamento de Necessidades de Materiais) surgiu com o objetivo de auxiliar na determinação de necessidade de materiais nas organizações, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e com menores perdas.
O MRP atende desde a área industrial, como por exemplo, na montagem de um eletrodoméstico, até a área de serviços, como na linha de montagem de um prato servido em um restaurante.
Conceito de MRP
É um sistema que auxilia as organizações a planejar e controlar suas necessidades de recursos. A proposta principal de um sistema MRP é controlar o nível de estoque, planejar prioridades de operação para os itens e planejar a capacidade de modo a abastecer o sistema de produção. Em suma, é obter o material certo, no ponto certo, no momento certo. Tudo isto através de um planejamento das prioridades e a Programação Mestra de Produção.
É considerado o que mais tem sido implantado pelas empresas industriais em todo o mundo.
Os benefícios esperados quando as empresas alteram seus sistemas manuais ou até já computadorizados existentes para um sistema com a lógica MRP são: * Formação de preços mais competitivos. * Níveis de estoques mais baixos. * Respostas mais rápida às demandas do mercado. * Maior flexibilidade para mudar o programa mestre de produção. * Custos de set-up reduzidos. * Tempo ocioso reduzido.

Figura ilustrativa.

Componentes de um sistema MRP * Sistema computadorizado; * Sistema informativo de produção; * Inventário de produção; * Calendário de produção; * Sistema de gestão de 'inputs' (entrada) para produção. * Sistema de previsão

Relacionados