Mrp- erp e cadeia de suplimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

INTRODUÇÃO 3
1. MRP – HISTÓRIA 4
Vantagens do MRP 5
Desvantagens do MRP 5
2. ERP – PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE NEGÓCIOS 7
Vantagens do ERP 10
Desvantagens do ERP 10
3. CADEIA DE SUPRIMENTOS 11
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS 12
4. CONCLUSÃO 13
5. REFERÊNCIAS 14

INTRODUÇÃO

O novo contexto da concorrência diante da integração dosmercados leva as empresas nacionais a um processo irreversível de transformação para que possam ser competitivas internacionalmente. Este processo é bastante complexo e exige a cada instante um ritmo mais intenso.
O MRP, ou planejamento de necessidades de materiais é um sistema lógico de cálculo que converte a previsão de demanda em programação da necessidade de seus componentes, trabalha com asnecessidades exatas de cada item, melhorando assim o atendimento aos consumidores, minimizando os estoques em processo e aumentando a eficiência da fábrica, obtendo assim, menores custos e conseqüentemente alcançando melhores margens de lucro.
ERP é um pacote de softwares integrados, baseados em conceitos de sistemas direcionadores de eventos, incluindo a captura de dados financeiros e nãofinanceiros e acesso facilitado à análise. Os processos (funcionalidades) do sistema ERP são apresentados em módulos, representando os vários conjuntos de atividades de uma Organização.
De uma forma simples podemos dizer que uma Cadeia de Suprimentos é o conjunto de processos que integram a demanda ao suprimento, isto é, do consumidor até o produtor, englobando
todos os fluxos de informações, demateriais, financeiro e de projeto, desde a matéria prima mais básica, passando pelos processos de produção e distribuição, até chegar ao consumidor final.

1. MRP – HISTÓRIA

O MRP, ou planejamento de necessidades de materiais é um sistema lógico de cálculo que converte a previsão de demanda em programação da necessidade de seus componentes. A partir do conhecimento de todos os componentes deum determinado produto e os tempos de obtenção de cada um deles, podemos, com base na visão de futuro das necessidades, calcular o quanto e quando se deve obter de cada item, de forma que não haja falta e nem sobra no suprimento das necessidades da produção.
  Atualmente um conceito mais amplo do MRP e que leva a mesma lógica é o MRPII (manufaturing resources planning), que além das quantidadese momentos de aquisição ou fabricação de cada item, são calculados e planejados os recursos a serem utilizados, como a capacidade de máquina, os recursos humanos necessários, os recursos financeiros, etc.
    Como conceito básico pode-se dizer que o MRP tem como objetivo definir as quantidades e momentos em que cada item deve ser produzido ou comprado, a fim de atender o planejamento daprodução, e para isso ressalta que as estruturas de produto devem estar perfeitamente definidas assim como os tempos de obtenção ou fabricação, além das informações sobre inventários que deve ser a mais acurada possível.
 
            O MRP realiza cálculos por meio da projeção de inventários em função do planejamento da produção. Um dos pontos importantes é o tempo de resposta do sistema, qualquerreplanejamento que venha a ser necessário é facilmente visualizado os seus impactos nos inventários, mostrando a viabilidade de tal replanejamento assim como as alterações que serão necessárias para atender os objetivos. 
 
        O MRP trabalha com as necessidades exatas de cada item, melhorando assim o atendimento aos consumidores, minimizando os estoques em processo e aumentando a eficiência dafábrica, obtendo assim, menores custos e conseqüentemente alcançando melhores margens de lucro. Mas para tudo isso, é fundamental que sejam estabelecidos corretamente todos os parâmetros do sistema.

Vantagens do MRP
Algumas das vantagens de um sistema MRP:
* Diminuição dos estoques;
* Controle Melhor da produção e das encomendas;
* Processo Hierárquico;
* Integração das...
tracking img