Mrp açai pop estat

837 palavras 4 páginas
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Faculdade de Economia e Administração

Ana Clara Carreira, Nathalia Andrade e Guilherme Rezk

Método de Resolução de problemas: Açaí Pop

São Paulo
2012

Questão A O resultado indesejado pela empresa Açaí Pop pode ser formulado de três formas: de acordo com os preços, os prazos de entrega ou o volume de vendas. Entretanto, o problema que deve ser analisado é o volume de vendas, uma vez que apresenta uma queda no período estudado, enquanto a variação do preço ou do prazo podem não representar um problema se o cliente continuar comprando o produto.

Questão B

O resultado indesejado que melhor representa o problema da empresa Açaí Pop concentra-se nos últimos 14 dias do mês estudado, conforme mostrado no 1º gráfico da questão A. Sendo assim, para estabelecer o aumento de 15% sobre o resultado indesejado, é necessário saber a média do volume de vendas obtido nesse período (últimos 14 dias do mês) e adicionar à mesma 15% do resultado. O volume médio de vendas no período observado foi de 87,47 e somado a 15% desse valor (13,1199), a meta desejada é 100,5899.

Questão C

O gráfico de linha nos mostra que a partir do 16° dia as variações de volume de vendas tanto de Manaus quanto de Belém são os períodos que devem ser analisados, pois são os eles representam valores constantes depois de uma grande variação.

O diagrama da arvores nos mostra a estratificação do problema, ou seja, a porcentagem que cada cidade representa do volume total de vendas.

BELÉM
BELÉM

56,201%
56,201%

Volume de vendas da região norte no período considerado problemático Volume de vendas da região norte no período considerado problemático

43,799%
43,799%

Manaus
Manaus

A partir da estratificação apresentada, percebe-se que Belém apresenta maior porcentagem sobre o volume de vendas na região Norte. Além disso, sabe-se que a meta desejada é de

Relacionados