mps-br

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

TRABALHO DE
QUALIDADE DE SOFTWARE

MPS.BR – Melhoria do Processo
De Software Brasileiro
Nome: Távio Vieira Araújo
Turma :ADS 18



Certificação para o mercado brasileiro

O MPS.BR ou Melhoria de Processos do Software Brasileiro, é simultaneamente um movimento para a melhoria e um modelo de qualidade de processo voltada para a realidade do mercado de pequenas e médias empresasde desenvolvimento de software no Brasil, devido ao seu custo reduzido de certificação em relação às normas estrangeiras.

A proposta MPS.BR nasceu com base nos moldes CMMI, porém dentro de uma realidade mais específica da cultura e do mercado brasileiro. Embora com conceitos herdados do CMMI, a proposta brasileira também se baseia em outras normas internacionais, como ISO - 12207 paradesenvolvimento de software, e ISO - 15504 para avaliação de processos de software.

O MPS.BR é coordenado pela Associação para promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), e conta com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

CMMI
Originado nos EUA com o objetivo dese firmar como um padrão de qualidade para empresas de desenvolvimento de software que atendiam a esfera do governo. Nasceu na Universidade de Carnegie Mellon, onde fica internalizado o SEI - Software Engineering Institute, seu grande mantenedor. Criado como guia de controle em processos para desenvolver e manter software, o CMMI é uma proposta de certificação de qualidade para empresas queprocuram ter processos alinhados e bem definidos em suas metas de trabalho, resultando na excelência de seus produtos.

ISO - 12207
A norma internacional ISO/IEC 12207 [1] tem como objetivo principal estabelecer uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida de software visando ajudar as organizações a compreenderem todos os componentes presentes na aquisição e fornecimento de software e,assim, conseguirem firmar contratos e executarem projetos de forma mais eficaz.

ISO – 15504 ou SPICE
A ISO/IEC 15504, também conhecida como SPICE, é a norma ISO/IEC que define processo de desenvolvimento de software. Ela é uma evolução da ISO/IEC 12207 mas possui níveis de capacidade para cada processo assim como o CMMI. Em outubro de 2003, a Norma ISO/IEC 15504 (SPICE) para a avaliação deprocessos de software foi oficialmente publicada pela ISO. A Norma ISO/IEC 15504 define um modelo bi-dimensional que tem por objetivo a realização de avaliações de processos de software com o foco da melhoria dos processos (gerando um perfil dos processos, identificando os pontos fracos e fortes, que serão utilizados para a elaboração de um plano de melhorias) e a determinação da capacidade dosprocessos viabilizando a avaliação de um fornecedor em potencial. Esta norma está sendo desenvolvida desde 1993 pela ISO em conjunto com a comunidade internacional através do projeto SPICE (Software Process Improvement and Capability Determination) com base nos modelos já existentes como ISO 9000 e CMM. Segundo a norma, uma avaliação de processo de software é uma investigação e análise disciplinada deprocessos selecionados de uma unidade organizacional em relação a um modelo de avaliação de processo. A ISO/IEC 15504 define um modelo de referência de processo que identifica e descreve um conjunto de processos considerados universais e fundamentais para a boa prática da engenharia de software, e define seis níveis de capacidade, seqüenciais e cumulativos que podem ser utilizados como uma métricapara avaliar como uma organização está realizando um determinado processo e também podem ser utilizados como um guia para a melhoria. A ISO/IEC 15504 define também um guia para a orientação da melhoria de processo, tendo como referência um modelo de processo e como uma das etapas a realização de uma avaliação de processo. Este guia sugere 8 etapas seqüenciais, que inicia com a identificação de...
tracking img