MPS.BR – MELHORIA DO PROCESSO DE SOFTWARE BRASILEIRO

2163 palavras 9 páginas
MPS.BR – MELHORIA DO PROCESSO DE SOFTWARE BRASILEIRO
Oliver Alencar¹, Renato Castro², Wilker Pinheiro³
¹Engenharia de Software II – Centro Universitário do Pará (CESUPA)
Caixa Posta 1963 – 66.060-230 – Belém – PA – Brasil
(oliveralencar@hotmail.com, renatojcastro@gmail.com, wilkerpinheiro@hotmail.com)
Resumo. O MPS.BR diz respeito à melhoria do processo de desenvolvimento de software, aplicado principalmente em pequenas e médias empresas, com propósito de garantir a eficácia e a eficiência dos seus processos focando a qualidade final do produto. Além de preparar as pequenas e médias empresas para atuarem, tanto no mercado nacional quanto no mercado internacional.
1. Introdução
O MPS.BR ou Melhoria do Software Brasileiro, é um movimento para melhoria do processo de desenvolvimento de software criado e mantido pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro ( SOFTEX ) , que busca implementar nas empresas um modelo de qualidade que venha a garantir a eficiência e a eficácia dos seus processo com foco na qualidade final do produto a ser desenvolvido. Através deste projeto o Brasil poderá ter um setor de software competitivo tanto no mercado nacional como também o internacional.
O foco principal do MPS.BR, esta nas médias e pequenas empresas, entretanto não exclusivo. O MPS.BR tem como base os princípios de processos já definidos e implanta os princípios da Engenharia de Software de forma adequada ao contexto das empresas brasileiras, concordando sempre com as principais abordagens internacionais para definição, avaliação e melhoria do processo.
O projeto de Melhoria do Software Brasileiro baseia-se no conceito de maturidade e capacidade de processo para avaliação de melhoria da qualidade e produtividade de produtos de software e serviços.
2. Objetivo
O MPS.BR tem como objetivo disseminar o projeto para o resto do pais, assim como implantar o Modelo de Referência para melhoria de processos de software nas pequenas e médias empresas

Relacionados