MOVterra 2014 1

2926 palavras 12 páginas
GEOTÉCNICA APLICADA -2014/1

CONSIDERAÇÕES SOBRE MOVIMENTO DE TERRA

INTRODUÇÃO/DEFINIÇÕES
Denomina-se movimento de terra os procedimentos, por vezes manual ou frequentemente mecânico, que resultam em modificação do relevo natural de um terreno, para implantação de obra civil qualquer (vias, loteamentos, edificações prediais etc.). Essa alteração/conformação de níveis, que dá origem a uma plataforma de cota altimétrica aproximadamente constante (platô), se realiza pela execução de corte ou aterro do terreno e, em alguns casos, de forma combinada por corte e aterro. No caso desses ajustes de níveis em materiais rochosos, para os quais normalmente é imprescindível o uso de explosivos ou rompedores mecânicos, emprega-se a designação desmontes (equivalente ao corte) e enrocamento
(equivalente à conformação do aterro).

Tanto o corte como o aterro (como também corte combinado com aterro) consiste, portanto, em execução de movimento de terra, necessária para regularizar níveis do terreno que receberá a obra de construção civil – procedimento quase que indispensável na maior parte dos empreendimentos.
Assim, entende-se que esse movimento de terra poderá ser efetuado mediante aterros controlados ou não, escavações (em solo), desmontes (de rochas) e remoções de detritos das mais variadas naturezas – serviços que podem ser realizados simultânea ou isoladamente. Daí, consiste em: i) rebaixar o nível do terreno, por extração sucessiva de camadas de solo, utilizando equipamentos leves ou pesados (tratores, motoniveladoras, retro-escavadeiras etc.); ii) elevar o nível do terreno a partir do lançamento de material terroso (solo) ou enrocamento, por vezes trazido de outros locais – áreas de empréstimo; ou ainda iii) uma combinação dos dois processos anteriores. Tais processos representam, portanto, volumes de materiais terrosos (por vezes rochosos) extraídos, ou amontoados com subsequente compactação adequada, em consequência do movimento de terra.
Dependendo da dimensão do

Relacionados