Movmento divisionista

575 palavras 3 páginas
Introdução

Mato Grosso do Sul praticamente começou a surgir bem antes do que a maioria da população sulmatogrossense imagina. A criação do novo Estado , é um ideal antigo, que atravessou os mais importantes trechos da história brasileira, contrariando os comentários atuais de que temos uma história curta, e para constatar esse fato basta tão somente uma rápida vista pelos livros que narram os feitos de personagens como José Bonifácio, por exemplo.

As peculiaridades do norte e do sul

O Mato Grosso é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na região Centro-Oeste. Tem a porção norte de seu território ocupada pela Amazônia Legal, sendo o sul do estado pertencente ao Centro-Sul do Brasil. Tem como limites: Amazonas, Pará (N); Tocantins, Goiás (L); Mato Grosso do Sul (S); Rondônia e Bolívia (O). Ocupa uma área de 903 357 km², sendo três vezes maior que a Itália. Sua capital é Cuiabá.
As cidades mais importantes do Mato Grosso são Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop,Tangará da Serra, Cáceres, Pontes e Lacerda, Juína, Primavera do Leste, Campo Verde, Alta Floresta, Sorriso eBarra do Bugres. Extensas planícies e amplos planaltos dominam a área, a maior parte (74%) se encontra abaixo dos seiscentos metros de altitude. Juruena, Teles Pires, Xingu, Araguaia, Paraguai, Rio Guaporé,Piqueri, São Lourenço,das Mortes e Cuiabá são os rios principais.
O Mato Grosso do Sul abriga, o maior portão do Pantanal. Entre as cidades que compõem o estado, destacam-se Campo Grande, Corumbá, Bonito, Coxim, Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho, embora Ponta Porã e Dourados também atraiam muitos visitantes.
Se o período é de seca ou de chuva, não importa para quem pretende conhecer o Pantanal. Os cenários são distintos e com belezas peculiares. A cidade de Bonito a 257 km de Campo Grande, pitoresca e simpática, que já está sendo vista por muitos como o novo portão de entrada do Pantanal sul-mato-grossense.
A 15 minutos de Bonito, está a

Relacionados