Movimentos e eixos da mão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A articulação radiocárpica é biaxial do tipo elipsóide, com isto pode realizar movimentos em torno de dois eixos - o eixo frontal ou coronal e no eixo sagital,realizando movimentos de flexão/extensão e abdução/adução respectivamente. Os dois eixos quando juntos, a articulação pode realizar movimentos de circundação.
No eixocoronal, a mão chega a realizar uma flexão de 85° e uma extensão 70° à 80°. Já no eixo sagital o movimento de abdução também chamado de desvio radial tem uma inclinaçãolateral de 20° a 25°, e a adução ou desvio ulnar tem uma inclinação de 30° a 35°. A adução é duas a três vezes mais ampla que a abdução, e é menos ampla em pronação doque em supinação.
Em geral a amplitude dos movimentos de adução/abdução é mínima em flexão ou extensão forçada do pulso, pois os ligamentos do carpo encontram-setensos, e é máxima em posição de repouso, pois os ligamentos distendem-se.
Segundo alguns autores, o movimento da articulação radiocárpica está ligada a articulaçãointercárpica ou seja entre os ossos do carpo, onde estes contribuem em parte para a movimentação da mão, como exemplo podemos tomar a flexão de 85°, onde 50° seriam daresponsabilidade da articulação radiocárpica, e os outros 35° seriam da articulação intercárpica, sendo o eixo de movimento o grande osso da mão.
Na união dos dois eixos,realiza-se o movimento de circundação que é a combinação dos movimentos de flexão/extensão e abdução/adução. Este quando alcança uma amplitude máxima, o eixo da mãodescreve uma superfície cónica em um espaço denominado cone de circundação. Em pronação este ângulo é menos aberto, pois normalmente tem uma abertura de 160º a 170º.
tracking img