Movimentos Sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANA

















NÃO FOI APENAS PELOS 20 CENTAVOS
Manifestações no Brasil












Curitiba
2014
Os movimentos sociais fazem referência a uma boa parcela da população quando se junta por determinada causa em comum que lhes afeta, com o objetivo de que suas vozes sejam ouvidas e que algo seja mudado, trazem consigoexpressões, gestos, discursos, democracia, gestão própria, liberdade, estes movimentos não oportunizam algo contra a sociedade, pelo o contrário, pensam em transformações mais amplas, disseminando seus valores. Propõe as mudanças com engajamento em causas sociais dos excluídos e discriminados com defesa na democracia na diversidade.Segundo Maria da Glória Gohn são

“ações coletivas de carátersociopolítico, construídas por atores sociais pertencentes a diferentes classes e camadas sociais. Eles politizam suas demandas e criam um campo político de força social na sociedade civil. Suas ações estruturam-se a partir de repertórios criados sobre temas e problemas em situações de: conflitos, litígios e disputas. As ações desenvolvem um processo social e político-cultural que cria umaidentidade coletiva ao movimento, a partir de interesses em comum. Esta identidade decorre da força do princípio de solidariedade e é construída a partir da base referencial de valores culturais e políticos compartilhados pelo grupo.”

Nas Redes Sociais estruturas são de caráter virtual, ou seja, sem qualquer tipo de barreira, física ou geográfica e é composta por pessoas com interesses em comum,partilhando do mesmo pensamento e valores, que possuem a mesma linguagem e os mesmos objetivos. Estes vínculos podem se tornar mais atrativos ou afastar as pessoas, tendo um foco no relacionamento entre elas, direta ou indiretamente ligado. Uma análise feita por Tufekc sobre a situação em que o Brasil se encontra, pontua vários grandes motivos para essas manifestações em rede, além das ruas.
O primeirogrande problema é a falta de uma liderança institucional organizada, ela cuidadosamente não acusa os movimentos em rede de serem “vazios ou com falta de pessoas proeminentes ou uma hierarquia de influência ou atenção”, apenas pontua uma falta de estrutura organizacional. Centenas de pessoas ocuparam uma sala do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio deJaneiro em uma assembleia geral com a finalidade de decidir o futuro do movimento, depois de votações, o acordo decidido foi:
1. Redução do preço das passagens. 2. Livre direito de manifestações: Fim da repressão policial, da criminalização dos movimentos sociais e do uso de armas letais e não-letais nos manifestantes. 3. Dinheiro da Copa e Olimpíadas para saúde e educação. 4. Não aos despejosforçados. 5. Gestão democrática das cidades com decisão popular.Usando um consenso na assembleia geral é que essas metas foram determinadas. No dia 25 de Junho, outra assembleia foi realizada no mesmo local onde teve a presença de milhares de pessoas. A ideia da assembleia geral não é de chegar a uma decisão, mas sim a um consenso. A diferença é que o consenso engloba diferença e não é focado emconvencer ninguém de nada e sim na ponderação, sendo a única forma de alcançar um consenso, contrastando fortemente com o funcionamento padrão da democracia no Brasil.
O segundo problema foi chamado de “Do ‘Não’ ao ‘Faça’”, Roger Cohen escreve do Brasil, “…as erupções cujo slogan poderia ser ‘Basta!’ são bons como protesto e resistência, mas não tão bons em definir objetivos… Eles exibem força nanegativa. Eles tendem a fracassar na afirmativa” (Artigo do New York Times). Eles podem facilmente gerar “ação coletiva em torno de queixas compartilhadas para parar ou se opor a alguma coisa, em vez de ações estratégicas voltadas para a obtenção e manutenção de poder político” como Zeynep mesmo escreve.
Certamente, a onda das manifestações que começou com o objetivo de reduzir o aumento da tarifa...
tracking img