Movimentos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História Unisinos 9(2):108-115, Maio/Agosto 2005 © 2005 by Unisinos

Movimentos sociais e Serviço Social: protagonismo éticopolítico de mulheres
Social movements and Social Service: ethical and politician protagonism of women

Clair Ribeiro Ziebell1
ssassessoria@netu.unisinos.br

Resumo. Esse trabalho tem como objetivo o registro e a socialização de uma experiência de assessoria doServiço social a movimentos sociais em São Leopoldo. Enfatiza a trajetória percorrida por um movimento de mulheres, hoje organizadas no Fórum de Mulheres na cidade (FMSL) e seu protagonismo em torno das políticas públicas de gênero. A análise revela aspectos significativos da participação das mulheres no processo. Palavras chaves: protagonismo, mulheres, movimentos sociais.
1

Professora Adjunta doCurso de Serviço Social da Unisinos. Mestre em Educação. Coordenadora do Programa de Extensão: Serviço Social – Assessoria a Movimentos de Mulheres. Sócio-Educadora da Rede Mulher de Educação (RME), de São Paulo.

Abstract. This paper has as objective the register and the socialization of an experience of assessorship of the Social Service for social movements in São Leopoldo. It emphasizes thetrajectory covered for a women’s movement today organized in the Women’s Forum in the city (FMSL) and its protagonism around the public politics of gender. The analysis discloses significant aspects of the participation of the women in the process. Key words: protagonism, women, social movements.

Introdução2
O Serviço Social: Extensão à Comunidade – UNISINOS presta assessoria a movimentos demulheres em São Leopoldo há mais de uma década.3 Nesse tempo construímos uma caminhada que procurou sintonia com os grupos e movimentos sociais existentes, inserindo-nos no campo dos direitos das mulheres, por serem elas protago2 3

nistas em múltiplos espaços comunitários localizados na periferia de São Leopoldo, tendo como locus privilegiado de ação, no contexto dos anos 1990, as ComunidadesEclesiais de Base (CEBs). As primeiras demandas desse movimento para o Serviço Social eram um tanto dispersas, heterogêneas e embasadas numa concepção da profissão muito aquém do perfil profissional que, como assistentes sociais inseridas nessa realidade, intentávamos construir. Nossa concepção, baseada em Lopes, (1999) era de que as(os) assistentes sociais são “sujeitos de uma luta real”-Versão modificada da comunicação apresentada na III Jornada de Estudos de Gênero, ocorrida de 08 a 10 de março de 2005, na Unisinos, em São Leopoldo. Nosso conhecimento da realidade das mulheres e aportes sobre o Fórum de Mulheres provém da inserção do Serviço Social, via um dos serviços de extensão universitária da Unisinos, através do qual prestamos assessoria a movimentos sociais. Conforme produçõesanteriores: Ziebell (2000a; 2000b; 2001) e Ziebell e Consul (2000).

Art03_Ziebell.pmd

108

30/08/2005, 17:11

Movimentos sociais e Serviço Social: protagonismo ético-político de mulheres

manifesta contra as desigualdades de classe. Nesse contexto buscamos incidir na ampliação do protagonismo social das mulheres, que na época limitava-se ao campo eclesial, ainda que com práticasprogressistas. A intencionalidade profissional nessa abordagem, aposta na possibilidade de construção de outra sociabilidade que supere toda a forma de dominação e exploração que gera e é produzida por relações desiguais. Nesse sentido percebe-se os movimentos sociais populares e do campo democrático como estratégicos na transformação das relações sociais que sustentam tais relações. Respaldadas poressa compreensão da profissão, que tem no Código de Ética Profissional seus princípios norteadores, propomos uma relação orgânica com as classes subalternas que, no contexto da experiência em questão, é representada por mulheres de segmentos populares. Este texto propõe o resgate de parte da experiência vivida e, ainda atual, na extensão universitária, registrando simultaneamente o protagonismo...
tracking img