Movimentos sociais e educação

Páginas: 5 (1041 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
Por meio de uma pesquisa minuciosa, Maria da Glória buscou analisar em diferentes tempos os acontecimentos e destaques dos Movimentos Sociais, fazendo uma trajetória do passado e presente e suas significações. Conceitos formais e informais de cidadania e a formação dos cidadãos críticos e conscientes, assim como os acontecimentos nos movimentos sociais numa visão educacional, enfatizando acidadania como parte de um processo para transformar uma sociedade, e junto a esse processo aparecem diversas abordagens teóricas e metodológicas.
O movimento sociais ditaram leis e projetos institucionais, lutas por espaços democráticos junto aos órgãos públicos, questões multiculturais, direitos sociais, econômicos, políticos e culturais, também reivindicaram melhores condições de vida, detrabalho na cidade e no campo, acesso e condições para a moradia, saúde, transportes, alimentação, emprego, salário e lazer.
Relatando-se os principais acontecimentos e comparações no decorrer dos anos, no século XVII dá-se enfase a consciência, a instrução e esperança no sonho de transformação. Os indivíduos não proprietários passaram a ser sujeitos de direitos, livre e capazes de modificar suarealidade, fazendo-se portanto uma movimentação educativa e de cidadania. Após a consolidação do Capitalismo, as lutas sociais deixam de ser apenas pela subsistência e surgem concepções alternativas de direitos. Aos populares a educação visava mão de obra qualificada, aprendizados mínimos, tornando-os sujeitos passivos distantes de serem sujeitos políticos, quanto aos dirigentes reforçava-se ointeresse de racionalizar a vida econômica. Desta maneira o conceito de cidadania passa a se descaracterizar de sua concepção original.
No século XIX houve a prática pedagógica para moralização do povo e a cidadania inclui as massas populares, visa harmonia e disciplina no convívio social. Os direitos sociais não são conquistados, são outorgados pelo Estado. E no século XX o Estado restringia odireito do cidadão, junto à tecnologia vinha: a miséria, os movimentos sociais de mulheres por creches, favelados pela posse de terras, por direitos a cidadania, pela paz, defesa ecológica. E o cidadão coletivo reivindicava interesses de naturezas diversas, mobilizando uma mudança social. Todos esses movimentos baseavam-se na construção coletiva com princípios educativos.
A pedagogia dosmovimentos sociais geraram consciência nas lutas pelas melhorias urbanas, criando: a Sociedade Amigos do Bairro (SABs), as Associações de favelas e as lutas e Movimentos específicos pela moradia ou por equipamentos urbanos. Apesar da SABs ser a mais antiga com o passar do tempo corrompeu-se após envolvimento com a política e o poder falou mais alto findando as ações de solidariedade. As associações defavelas enfraquecem por não serem unidas e começarem conflitos de opiniões, ocasionando a divisão, após as lideranças do movimento se tornarem funcionários públicos da administração Municipal, mudo-se as metas da associação.
As politicas culturais na década de 80 está voltada às leis, e a construção de uma nova Constituição por direito, ressaltando a educação como direito de todos e dever doEstado, sendo gratuita e laica. A educação popular estava presente em vários movimentos sociais organizados. Em 1982 surgem novos partidos políticos como o PT (Partido dos Trabalhadores), como outros movimentos sociais e urbanos MST (Movimentos Sem terra), ocorreu também o crescimento das favelas, baixos salários, elevado índice de desemprego, assassinatos de lideres rurais e crianças. Apesar deser conhecida como a “década perdida”, porque o país diminuiu a produtividade agrícola, industrial e tecnológica, parando seu crescimento, aconteceu progresso no plano sócio-político, e a sociedade organizou sindicados e associações para lutas de direitos. Esses grupos organizados reivindicavam aumentos de salários, protestavam contra o regime politico vigente. O saber popular politizado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos Sociais e Educação
  • Movimentos Sociais e Educação
  • Educação e movimentos sociais
  • Educação e movimentos sociais
  • educaçao e movimento social
  • Ad1-movimentos sociais educação
  • Movimentos sociais e educação
  • Movimentos sociais e educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!