Movimentos sociais - hippies

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP
ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES – EACH
Sociedades Complexas, Multiculturalismo e Direitos – SMD
Prof. Dr. Jorge Alberto S. Machado

ANÁLISE DE UMMOVIMENTO SOCIAL:
HIPPIES

Ingrid Mariane Dutra de Araujo Nº USP: 7552513
Vinícius José Gimenes Strano Nº USP: 7552684

São Paulo, 24 de maio de 2011
Movimento Hippie
O movimento hippie tem suasorigens na chamada “geração Beat” título do livro de Jack Keourac (1948), explorando a vida de atores e poetas, aderindo a contracultura e o anti-conformismo, raízes dos movimentos sociais que vieramapós aqueles, que eram enraizados na luta de classes, as metanarrativas (Lyotard), entre as quais poderíamos destacar o marxistas-estruturalistas.
Enfim, tal geração se confundecom os beatniks, podemos destacar alguns atores que se identificaram esse movimento como Elvis Presley e James Dean e o poeta francês Rimbaud. Porém tal movimento não pode ser considerado um movimentosocial onde exista engajamento e uma forte ideologia pregando seus valores, foi mais como uma vertente literária, com seu ápice nos fins os anos 50 e início dos anos 60.
Analisando este círculosocial com o movimento hippie, percebemos que foram precursores deste último. Porém, em sua maioria, abarcavam faixas etárias distintas. Os “beats” compunham em sua maioria pessoas que nasceram nosanos 30, crianças e adolescentes na segunda guerra mundial enquanto que os hippies compunham, geralmente, nascidos pós - segunda guerra, que são chamados de baby Boomers.
O termo hippie vem de“hipster”, que foi usado para descrever os beatniks, vindo de “hip”, da cultura afro-americana, que significava ser contra alguma coisa, daí vem o sentido ideológico primordial destas duas culturas:ironicamente a contracultura.
O movimento adere em boa parte dos outros movimentos sociais que surgiram na época que são usualmente designados como “novos movimentos sociais”. Analisando as...
tracking img