MOVIMENTOS SOCIAIS CONTEMPOR NEOS Rascunho

2461 palavras 10 páginas
“MOVIMENTOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS NO BRASIL E EDUCAÇÃO”

MOVIMENTOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS NO BRASIL E EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo relatar a fundamentação da educação, mostrando a importância dos movimentos sociais, sendo este à ação feita por um grupo organizado com principal objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político. Com diversas maneiras, seja pela luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos objetivos determinados de maior relevância para este movimento, lutando desta forma em defesa de seus interesses.
Os movimentos sociais podem ajudar para uma formação dos direitos dos cidadãos em um país, pois favorecem o interesse coletivo, buscando o melhor desenvolvimento e maior qualidade para os mesmos.
São estes que deram origem também as Organizações Não Governamentais, as quais buscam beneficiar a população, sem buscar os fins lucrativos como as outras, mas com a ajuda do governo porém sem o comprometimento direto de retorno.
No desenvolvimento deste trabalho mostraremos o que foi alcançado com estes movimentos e em especial o Instituto Ayrton Senna que continua alcançando grandes resultados para qualificações para população carente.

1. EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Os surgimentos dos movimentos populares ocorrem dentro de um contexto social e político brasileiro, organizativa e mobilizadora.
Na década de 80 os movimentos sociais ganham destaque, principalmente nas conquistas que garantiam melhorias na qualidade de vida de vários setores sociais, afirmação de direitos e exercício da cidadania para um número cada vez maior de agrupamentos, construção de identidades coletivas e auto-estima pessoal e social de setores e grupos historicamente discriminados ou oprimidos, ocorre intervenções nas políticas públicas, inibindo as práticas assistencialistas e clientelistas.
Portanto, consideram-se sociais

Relacionados

  • filosofia
    131068 palavras | 525 páginas