Movimentos retileneos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CERP- CENTRO EDUCACIONAL ROBERTO PORTO



















TRABALHO DE FÍSICA











Nome: João Victor Pereira de Souza

Professor: Albênio

Turma:9 ano







Conteúdo do Trabalho:

• Movimento Retilíneo Uniforme

• Movimento Uniformemente Variado

• Movimento Circular Uniforme

• 3 leis de Newton

• Trabalho e energia

• Potência MédiaMovimento Retilíneo Uniforme

Sem sombra de dúvidas é a parte mais fácil em questão de movimento, é importante que você tenha uma boa base aqui, caso contrário nunca, nunca conseguirá aprender outras partes de movimento! Há algumas fórmulas para decorar, embora haja outra maneira mais simples de aprender isso:
[pic]
Em física, poderemos usar muitas vezes essa “pirâmide” para nos poupar dedecorar fórmulas, para descobrir o valor de algo, basta tampá-lo e ver o que sobrou. Por exemplo, para descobrir  ΔS (variação de distância), basta multiplicar VM (velocidade média) por ΔT (variação de tempo). Para calcular ΔT, basta dividir ΔS por VM e por aí vai.
Função-horária de MRU
Para descobrirmos a função-horária de MRU (calcular a distância, baseando-se no tempo), há uma fórmula:
S = So + v. tPopularmente, conhecido como “sorvete” (por que será?), até aqui não é muito difícil, embora tenha algumas coisas interessantes para se resolver em algumas questões.
Velocidade Negativa
Em MRU, a velocidade é considerada negativa quando o móvel anda em sentido contrário do que o movimento inicial. Ou seja, um carro sai do ponto A ao ponto B, se ele voltar ao ponto A, a velocidade será consideradanegativa.












































Fonte: http://curiofisica.com.br/ciencia/movimento-retilineo





Movimento Uniformemente Variado




Movimento Uniformemente Variado

Também conhecido como movimento acelerado, consiste em um movimento onde há variação de velocidade, ou seja, o móvel sofre aceleração à medida que o tempo passa.

Mas se essa variação de velocidade for sempreigual em intervalos de tempo iguais, então dizemos que este é um Movimento Uniformemente Variado (também chamado de Movimento Uniformemente Acelerado), ou seja, que tem aceleração constante e diferente de zero.

O conceito físico de aceleração, difere um pouco do conceito que se tem no cotidiano. Na física, acelerar significa basicamente mudar de velocidade, tanto tornando-a maior, como tambémmenor. Já no cotidiano, quando pensamos em acelerar algo, estamos nos referindo a um aumento na velocidade.

O conceito formal de aceleração é: a taxa de variação de velocidade numa unidade de tempo, então como unidade teremos:

[pic]

Aceleração

Assim como para a velocidade, podemos definir uma aceleração média se considerarmos a variação de velocidade [pic]em um intervalo de tempo [pic], e estamédia será dada pela razão:

[pic]

Velocidade em função do tempo

No entanto, quando este intervalo de tempo for infinitamente pequeno, ou seja, [pic], tem-se aaceleração instantânea do móvel.

[pic]

Isolando-se o [pic]:

[pic]

Mas sabemos que:

[pic]

Então:

[pic]

[pic]

Entretanto, se considerarmos [pic], teremos a função horária da velocidade do Movimento Uniformemente Variado, que descreve avelocidade em função do tempo [v=f(t)]:

[pic]

Posição em função do tempo

A melhor forma de demonstrar esta função é através do diagrama velocidade versus tempo (v x t) no movimento uniformemente variado.

[pic]

O deslocamento será dado pela área sob a reta da velocidade, ou seja, a área do trapézio.

[pic]

Onde sabemos que:

[pic]

logo:

[pic]

[pic]

[pic]

ou

[pic]

Interpretando estafunção, podemos dizer que seu gráfico será uma parábola, pois é resultado de uma função do segundo grau.

Equação de Torricelli

Até agora, conhecemos duas equações do movimento uniformemente variado, que nos permitem associar velocidade ou deslocamento com o tempo gasto. Torna-se prático encontrar uma função na qual seja possível conhecer a velocidade de um móvel sem que o tempo seja conhecido....
tracking img