Movimentos negros

Páginas: 2 (389 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2012
Escola Edson Simões

Movimentos negros

Aluna: Marinalva Silva Lopes N°30
Professora: Rosinha
Turno: noite

DEZEMBRO/2012

Movimentos sociais expressivos envolvendogrupos negros perpassam toda a História do Brasil. Contudo, até a Abolição da Escravatura em 1888, estes movimentos eram quase sempre clandestinos e de caráter radical, posto que seu principal objetivo fosse àlibertação dos negros cativos. Visto que os escravos eram tratados como propriedade privada, fugas e insurreições, além de causarem prejuízos econômicos, ameaçavam a ordem vigente e tornavam-se objeto deviolência e repressão não somente por parte da classe senhorial, mas também do próprio Estado e seus agentes.
A principal forma de exteriorização dos movimentos negros rebeldes contra a escravização, noscerca de quatro séculos em que a mesma perdurou no país, foi a quilombagem. Na definição de Moura
Entendemos por quilombagem o movimento de rebeldia permanente organizado e dirigido pelos própriosescravos que se verificou durante o escravismo brasileiro em todo o território nacional. Movimento de mudança social provocado, ele foi uma força de desgaste significativa ao sistema escravista, solapouas suas bases em diversos níveis – econômico, social e militar – e influiu poderosamente para que esse tipo de trabalho entrasse em crise e fosse substituído pelo trabalho livre.
Embora como assinalaMoura, a quilombagem tenha por centro organizacional o quilombo, para onde iam os escravos fugidos (e onde buscavam refúgio toda sorte de excluídos e marginalizados da sociedade da época), elaenglobava "outras formas de protesto individuais ou coletivas",como as insurreições (cujo marco é a de 1835, em Salvador) e o bandoleirismo, forma de guerrilha na qual grupos de escravos fugidos seorganizavam para atacar povoados e viajantes nas estradas.
Na acepção de Moura, como movimento emancipacionista a quilombagem "antecede em muito, o movimento liberal abolicionista" (romantizado em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • movimento negro
  • Movimento negro
  • Movimento Negro
  • movimento negro
  • movimento negro
  • Movimento Negro
  • movimento negro
  • Movimento Negro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!