Movimentos mandibulares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mecanica dos movimentos mandibulares


Recapitulando a aula passada:
 Os componentes do sistema estomatognatico sao musculos, ossos, dentes, vasos, atm...
 Quando essas estruturas trabalham harmonicamente temos a oclusao fisiologica, caso esteja de forma desar,onica nos temos a oclusao patologica. Existem estruturas que influenciam de forma geral no posicionamnto dental, tal como ostecidos circunjacentes, caso estejam atuando sem um equilibrio de forças; seja ela vestibulo-lingual; cervico-oclusal; lingual- vestibular, ou no sentindo mesio-distal.
 Os mov. De lateralidade e protrusao acontecem auxiliados pelas guias; no movimento de protusao temos auxilio da guia anterior/guia incisiva; no movimento de lateralidade temos auxilio da guia canina ou pode ser guiado tambem pelafunçao em grupo.
 A arcada superior engloba a arcada inferior, esse sobre passe (arcada superior ultrapassa inferior) vertical do arco superior em relaçao ao inferior é chamado de overbite ou sobremordida; e o sobre passe horizontal se chama overjete.


A maxila esta implatada no cranio,entao ela é um osso fixo, a mandibula é o componente movel desse sistema,então é a mandibula que vai semovimentar com relaçao a maxila, claro que com auxilio de musculos, e por impulsos do sistema nervoso.
Os movimentos mandibulares resultam da interaçao de fatores biologicos incluindo os contatos dentais atraves das guias, a anatomia e fisiologia da ATM, eixos de rotaçao de mandibula e as atividades dos cursos mastigatorios.

Fatores que regulam os movimentos da mandibula em relaçao a maxila:atuam de forma conjunta, favorecendo, facilitando dando sequemcia aos movimeantos que a mandibula pode realizar em relaçao a maxila.
1. As proprias ATMs
2. ligamentos capsulares
3. ligamentos estilo mandibulares
4. os musculos da mastigaçao( atuam como antagonistas ou sinergistas para realizar os movimentos mandibulares em relaçao a maxila
5. a regulaçao neuro muscular (liberam estibulos paraque ocorram essas contraçoes)
6. os eixos de rotaçao da mandibula
7. e os proprios contatos dentais


Alem do movimento de forma geral da mandibula em relaçao a maxila, ela vai contar tambem com o mov. que a ATM é capaz de realizar dentro da cavidade articular. Sao mov. conjuntos que muitas vezes nao da para separar, mas em termos didaticos é necessario saber o que esta ocorrendo na ATM quedesemboca todo resto dos mov da mandibula em relaçao a maxila.
A ATM é capaz de desenvolver movimentos: de rotaçao( no proprio eixo dessa ATM); movimento de translaçao ( a partir do momento que ela consegue excussionar da cavidade articular); movimento de transrotaçao ( combinaçao dos dois, de forma simultanea); e o movimento de lateralidade.

MOVIMENTO DE ROTAÇAO: é um movimento em torno doseu proprio eixo(dentro da propria cavidade articular). Existe o condilo(osso da mandibula) e para que essa situaçao nao se de entre osso da mandibula e osso da maxila (condilo e fossa articular) temos uma estrutura intermediaria que vai atuar como amortecedor e vai promover um correto funcionamento dessa atm, essa estrutura se chama disco articular. Vimos que entre o disco e o condilo tem umaregiao e entre o disco e a fossa temos outra regiao (infra discal e supra discal). Esse mov de rotaçao vai se dar na cavidade inferior da articulaçao (mandibulo discal/ entre o condilo e o disco articular) . A superficie superior do comdilo vai esta em relaçao direta com a superficie inferior do disco articular, e é nessa regiao que vai ocorrer o mov de rotaçao, dentro do proprio eixo na atm.Entao quando eu considero suoerficie superior do condilo em contato cm disco articular é uma regiao infra discal, e é nessa regiao que vai se dar o mov de rotaçao dessa atm. Para facilitar lembra do movimento de dobradiça. Esse mov pode se da no eixo horizontal( pensa no mov de abertura e fechamento) , no eixo vertical e no eixo sargital ( os dois pensa no mov de lateralidade).

Ps: o mov...
tracking img