Movimentos lgbt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Os movimentos LGBT originaram-se na dec. de 50 na Europa e nos EUA, onde pequenos grupos começaram a se organizar em combate a discriminação homossexual e em prol dos direitos civis, nascido dentro do partido comunista, por militantes e ex-militantes.

Esses movimentos tiveram ascensão nos anos 60, onde houve grandes protestos contra a guerra do Vietnã racista, sexista ehomofobicas.

O marco para o surgimento do dia do orgulho gay, 28 de junho de 1969, se deu através da conscientização de que seus direitos estavam sendo desrespeitados pela força policial nos bairros de Nova York, especialmente no bar Stonewall Inn, freqüentado por gays, lésbicas e travestis.

O enfrentamento a pratica policial de violência ao LGBT se arrastou por quatro dias e ganhou apoio ereconhecimento pela sociedade civil e políticos locais. Foi o inicio do moderno movimento de luta pelos direitos de LGBT. A data 28 de junho foi comemorada no ano seguinte pelo grupo Gay Libertion Front, com a organização da marcha pela libertação gay.

No decorrer dos anos 70 e 80 surgem na América Latina os movimentos sócios a favor da libertação homossexual nos paises que combatiam o modelo burguêsde conduta marcado pelo preconceito.

Partes dos membros destas organizações homossexuais eram de ex-militantes de partidos comunistas expulsos por serem gays, dirigentes sindicais ativistas e grupos de esquerda, onde suas atividades eram vinculadas pelo discurso, programas e linguajar esquerdista e as lutas sociais deste momento.

No Brasil o movimento homossexual é uma manifestaçãosócio-politico-cultural em busca dos interesses e reconhecimento dos homossexuais perante a sociedade. Esse momento não tem uma data especifica de inicio, mas suas manifestações contra o preconceito homossexual ganham força a partir da dec. 70 após o autoritarismo militar. Em 1979 surge em São Paulo o primeiro grupo de homossexuais O SOMOS, depois vieram outros grupos no RJ, BH, SE, PR, AM e RS entreoutros. Atualmente existe uma faixa de 70 grupos espalhados pelo Brasil.

Muitas foram às conquistas com o passar do tempo. Nos anos 70, mesmo em período de maior repressão militar eles lutavam por igualdade de direitos. Surgem os primeiros grupos homossexuais no Brasil; é feita a primeira operação transexual e o I encontro de homossexuais militantes. Eles fundam o primeiro ato político do MovimentoHomossexual brasileiro e o Grupo Somos, que aparece pela primeira vez na USP. A partir dos anos 80 Ocorre a 1ª passeata com participação dos homossexuais em SP, e o manifesto contra o código 302do OMS que rotulava o homossexualismo como doença; Vários encontros Gays acontecem por todo país. Outra conquista é a Inclusão da proibição de discriminação por orientação sexual na constituição e aIntegração da GGB na comissão Nacional de AIDS do Ministério da Saúde. Já na Dec. de 90 acontece o primeiro encontro nacional de travestis, os homossexuais são citados pela 1º vez num documento oficial do governo no Plano Nacional de Humanos, além da publicação do primeiro boletim sobre assassinato de homossexuais no Brasil. O Conselho Federal autoriza operação de transexuais e o Conselho Federal dePsicologia aprova resolução proibindo que psicólogos participem de clínicas ou terapias visando “curar” homossexuais. No ano de 2000 o INSS coincide o direito previdenciário de pensão aos parceiros gays por falecimento ou detenção. Ocorre a participação da comitiva oficial do governo brasileiro na conferência contra o racismo e xenopia na África do Sul. As Assembléias legislativas de SP e MG aprovam alei contra homofobia e lançam o programa nacional Brasil sem Homofobia. Eles fundam a associação Nacional De Travestis (ANTRA) e o Grupo Gay da Bahia lança livro de União estável homossexuais, reconhecido pelo INSS como documento legal para comprovação de relações estáveis e recebimento de benefícios. O Cartório de RS, PR e outros estados registram união homossexual.



No Rio de Janeiro...
tracking img