Movimentos culturais no mundo ocidental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 17 (4140 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 9 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social - Por um debate sobre canção brasileira no século XX: música para dançar ou para pensar?
Descrição
transformações na cultura popular brasileira por meio de ritmos musicais do final do XIX e do início do século XX. Nas aulas 2 a 4 os alunos conhecerão os movimentos culturais populares fundamentais para a formaçãodas sociabilidades urbanas no início do século XX, enfatizando a importância do samba na constituição da música popular brasileira dos anos 1920 e 1930. As aulas 5 e 6 aproximarão os estudantes do cenário musical brasileiro da Era Vargas (1930-1945), período marcado pela interferência do Estado na produção artístico-cultural. Aula 7 apresentará o contexto do Brasil nos anos 1950-1960, o impactoda indústria de bens de consumo no cotidiano dos brasileiros e o gênero musical "Bossa Nova". Na aula seguinte os estudantes compreenderão como o movimento musical conhecido como "Jovem Guarda" contribuiu para a ruptura de alguns padrões comportamentais da juventude brasileira da década de 1960. Nas aulas 9 a 12 os alunos se aproximarão dos festivais da canção, fundamentais para a definição daMúsica Popular Brasileira dentro do contexto da Ditadura Militar (1964-1985). Nas aulas 13 a 15 os estudantes conhecerão outros importantes movimentos musicais na formulação estética, ideológica e musical da MPB: o "Tropicalismo", o "Clube da Esquina" e o "Pessoal do Ceará". Na aula 16 a discussão sobre música brasileira se deslocará para a análise da canção "cafona". A discussão sobre esse gêneropermitirá aos estudantes conhecerem a diversidade sonora dos anos 1960, período fortemente marcado por obras de compositores como Chico Buarque, Geraldo Vandré e Edu Lobo, entre outros. Nas aulas 17 e 18 os alunos conhecerão como o processo da “Abertura” foi interpretado pela canção popular e pelo movimento "Punk".
Ritmos Populares Brasileiros urbanos do início do século XX
Brasil República (1889 -1930).
Quando tentamos visualizar uma sociedade em seu tempo, acabamos por ter certas práticas que ficam marcadas na originalidade. O Rio de Janeiro, na virada do século XIX para o XX, por exemplo, tem como memória imediata as culturas populares que se firmaram e se consolidaram ao longo do século XX.
Na música, um exemplo é o samba que, ao conseguir consolidar-se e ganhar terreno em diversossetores da sociedade, acabou prevalecendo e, sempre ao pensar em canções populares da época, o ritmo aparece quase de maneira homogênea.
Esse tipo de visão acaba limitando o rico cenário cultural que se formava com o nascente mercado fonográfico. Os ritmos que vinham de fora e, inclusive, os que foram moldados no Brasil se comunicavam e tiveram enorme importância para a criação de ritmospopulares posteriores (inclusive o samba). Para deixar clara a ideia de uma sociedade diversa e dinâmica. Havendo as canções do lundu, maxixe, choro, polca, valsa, tango, schottisch, gavota, mazurca, entre outros.
Encontram-se canções, que identificam o tema geral da letra, o uso de recursos poéticos, gírias da época, andamento rápido ou lento, a interpretação do cantor e os elementos históricos aserem trabalhados.

Lundu 

Capa de partitura de Ernesto Nazareth que compôs alguns tangos brasileiros

Villa-Lobos, autor da Suite Popular Brasileira (música típica desses estilos)

Partitura de música classificada como Polca-Lundu 
http://www.youtube.com/watch?v=iUqorvESjQI  
http://www.youtube.com/watch?v=lTMCUhF2uXo  
http://www.youtube.com/watch?v=GcTyvGi_Mec  
Consolidaçãodo Samba: a sociabilidade urbana no Rio de Janeiro.
Abolição da Escravidão (1888).
Brasil República (1889 - 1930).
A compreensão do surgimento de movimentos populares é essencial para a análise da sociedade do início do século XX. Partindo do exemplo marcante do Rio de Janeiro e do aparecimento do samba em seu cenário, podemos visualizar diversos elementos da história social da música.
O...
tracking img