movimentos bidimensionai

1698 palavras 7 páginas
UNIFEI-UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

EXPERIMENTO 2: MOVIMENTOS BIDIMENSIONAIS Curso: Física Licenciatura Professor: João Nome: Natanna Claudia Cortez Santos Alessandra Pereira Ana Carolina Lima
Flavia
Matricula: 28082 28568 Turma: P2

ITAJUBÁ – MG
28/09/2013
1- RESUMO
Neste relatório, sobre a experiência realizada no laboratório, encontra-se uma pesquisa de um movimento bidimensional através da observação de um puck sobre uma mesa de ar, especificando sua velocidade, aceleração e sentido através de imagens coletadas por uma câmera em determinados intervalos de tempo.

2 - INTRODUÇÃO
Esse relatório descreve o movimento bidimensional, através de um experimento feito no laboratório. Analisamos o movimento de um disco móvel (puck) lançado sobre um plano horizontal e inclinado em uma mesa de ar, filmando a sua trajetória, definimos os pontos de seu trajeto e fizemos uma série de cálculos, para obter: velocidade, tempo; e após fizemos gráficos com base nos dados obtidos.

Movimento bidimensional:
Quando um ponto material está se movimentando sobre um plano, ou seja, em duas direções, o movimento é denominado bidimensional. Os movimentos, tais como os de projéteis e o circular, são bidimensionais.
Exemplo: Quando lançamos uma pedra, observamos que seu movimento pode ser descrito como dois movimentos retilíneos independentes: um na vertical e um na horizontal. Ambos os movimentos estão sujeitos à ação das forças peso e resistência do ar. Considerando uma situação na qual não há vento

Relacionados

  • moda
    22512 palavras | 91 páginas