Movimento uniformemente variado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LISTA DE EXERCÍCIOS
Goiânia, 23 de fevereiro de 2010 Aluno(a):____________________________________________________________

___ Série: Curso • Turma: _______ Disciplina: Física • Professor: Luiz Felipe • e-mail:
Movimento uniformemente variado (MUV)
1. Definição de movimento uniformemente variado Movimento uniformemente variado (MUV) é aquele que possui aceleração escalar instantâneaconstante e não-nula. Sendo assim podemos escrever:

Código:__|__|__|__|__

aM = a ⇒ a =

∆v ∆t

2. (UNESP-2004) Um veículo está rodando à velocidade de 36 km/h numa estrada reta e horizontal, quando o motorista aciona o freio. Supondo que a velocidade do veículo se reduz uniformemente à razão de 4 m/s em cada segundo a partir do momento em que o freio foi acionado, determine a) o tempo decorridoentre o instante do acionamento do freio e o instante em que o veículo pára. b) a distância percorrida pelo veículo nesse intervalo de tempo. 3. (UFSCAR-2004) Considere as quatro afirmações seguintes. I. No MRUV, a velocidade varia linearmente com o tempo. II. Um carro em marcha à ré não pode realizar movimento acelerado. III. O coeficiente angular da reta que você obtém ao construir o gráfico davelocidade x tempo fornece a velocidade inicial do móvel. IV. Pode-se determinar a velocidade de um móvel no MRUV, sem conhecer o tempo de percurso do móvel. Das afirmações apresentadas, são verdadeiras a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) I e IV, apenas. d) II e IV, apenas. e) III e IV, apenas. 4. (UNICAMP) As faixas de aceleração das auto-estradas devem ser longas o suficiente parapermitir que um carro partindo do repouso atinja a velocidade de 100 km/h em uma estrada horizontal. Um carro popular é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 18s. Suponha que a aceleração é constante. a) Qual o valor da aceleração? b) Qual a distância percorrida em 10s? c) Qual deve ser o comprimento mínimo da faixa de aceleração? 5. (UFSCAR-2005) Em um piso horizontal um menino dá um empurrão em seucaminhãozinho de plástico. Assim que o contato entre o caminhãozinho e a mão do menino é desfeito, observa-se que em um tempo de 6 segundos o brinquedo foi capaz de percorrer uma distância de 9m até cessar o movimento. Se a resistência oferecida ao movimento do caminhãozinho se manteve constante, a velocidade inicial obtida após o empurrão, em m/s, foi de a) 1,5. b) 3,0. c) 4,5. d) 6,0. e) 9,0. 6.(UNIFESP-2008) A função da velocidade em relação ao tempo de um ponto material em trajetória retilínea, no SI, é v = 5,0 – 2,0t. Por meio dela pode-se afirmar que, no instante t = 4,0s, a velocidade desse ponto material tem módulo a) 13m/s e o mesmo sentido da velocidade inicial. b) 3,0m/s e o mesmo sentido da velocidade inicial. c) zero, pois o ponto material já parou e não se movimenta mais. d)3,0m/s e sentido oposto ao da velocidade inicial. e) 13m/s e sentido oposto ao da velocidade inicial. 7. (AFA-10) Um vagão movimenta-se sobre trilhos retos e horizontais obedecendo à equação horária S = 20t – 5t² (SI). Um fio ideal tem uma de suas extremidades presa ao teto do vagão e, na outra, existe uma esfera formando um pêndulo. As figuras que melhor representam as configurações do sistemavagão-pêndulo de velocidade v e aceleração respectivamente a)

Para o MUV, a variação da velocidade escalar é diretamente proporcional ao intervalo de tempo correspondente. Assim, para intervalos de tempo iguais, teremos iguais variações de velocidade escalar. 2. Equação horária da velocidade Sendo v0 a velocidade escalar inicial e supondo t0 = 0 temos:

a=

∆v ⇒ a (t − 0) = v − v0 ⇒ v = v0 + at∆t

3. Velocidade escalar média No movimento uniformemente variado, a velocidade escalar média (vM) para um dado intervalo de tempo é igual à média aritmética entre as respectivas velocidades escalares instantâneas, logo:

∆S v1 + v2 vM = = ∆t 2
4. Equação horária do espaço Lembrando que a velocidade média no MUV é igual à média aritmética entre as respectivas velocidades escalares...
tracking img