Movimento uniforme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste experimento iremos estudar os movimentos de uma partícula, o movimento retilíneo uniforme (MRU), e movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) utilizando-se o equipamento deplano inclinado.



OBJETIVO

Este experimento tem como objetivo a determinação do módulo da velocidade escalar e da aceleração do móvel e ainda rever os conceitos básicos de movimentosunidimensionais, tais como: posição, velocidade e aceleração, e obter a dependência da posição em função do tempo dos movimentos MRU e MRUV.

MATERIAL UTILIZADO

Utilizou-se um equipamento idêntico afigura abaixo e Cronômetro digital.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Movimento retilíneo uniforme (MRU)
No movimento retilíneo uniforme (MRU), o vetor velocidade é constante no decorrer do tempo (nãovaria em módulo, sentido ou direção), e portanto a aceleração é nula. O corpo ou ponto material se desloca distâncias iguais em intervalos de tempo iguais, vale lembrar que, uma vez que não se temaceleração, sobre qualquer corpo ou ponto material em MRU a resultante das forças aplicadas é nula (primeira lei de Newton - Lei da Inércia). Uma das características dele é que sua velocidade em qualquerinstante é igual à velocidade média.
Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV)
Já o movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), é aquele em que o corpo sofre aceleração constante, mudandode velocidade num dado incremento ou decremento conhecido. Para que o movimento ainda seja retilíneo, a aceleração deve ter a mesma direção da velocidade. Caso a aceleração tenha o mesmo sentido davelocidade, o movimento pode ser chamado de Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado. Caso a aceleração tenha sentido contrário da velocidade, o movimento pode ser chamado de Movimento RetilíneoUniformemente Retardado.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
M.R.U
Depois de nivelado a base na horizontal, foi colocado um ângulo de 10º com o intervalo de tempo t que o corpo leva para percorrer sete...
tracking img