Movimento unidimentsional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Foi realizado, durante aula prática de física, um experimento para classificar o movimento de uma esfera em um meio viscoso. Com o auxilio de um tubo de vidro contendo glicerina, esferas de aço e um cronômetro foi possível identificar propriedades do movimento unidimensional. O movimento uniformemente variável pode ser definido como a mudança continua do espaço em relação aotempo. Assim foi possível calcular, através da formula da velocidade média e de dados coletados, quanto tempo, à distância percorrida e a velocidade da esfera ao atravessar o tubo contendo glicerina.
SUMÁRIO

RESUMO....................................................................................................................1INTRODUÇÃO............................................................................................................3
1-Velocidade Média.........................................................................................4
2-Velocidade Instantânea................................................................................5
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS.....................................................................6
1-Materiaisutilizados.......................................................................................6
2-Esquema Experimental................................................................................6
RESULTADOS..........................................................................................................7
Tabela 1 – Medidas de Espaço eTempo.......................................................7
Tabela 2 – Cálculo da Velocidade Média........................................................7
Gráfico – Espaço em Relação ao Tempo.......................................................8
CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................9REFERÊNCIAS.......................................................................................................10
Introdução

Este relatório contém o experimento realizado durante aula de física, com o intuito de analisar e comprovar experimentalmente as regras do movimento unidimensional. Por meio dos valores dos tempos obtidos, e com auxílio de fórmulas matemáticas, espera-se determinar o valor da velocidade média utilizada no sistema(delimitada para o experimento).
Ao estudar o movimento de um corpo, numa trajetória vertical, seu movimento é classificado como M.R.U.V. (movimento retilíneo uniformemente variado).
A forma mais simples de se analisar um movimento é descrevendo-o sem levar em conta as condições físicas que o regem. É através da cinemática que se faz tal análise mais simples, no entanto superficial, do movimento.Para um ponto, pode-se definir o movimento como sendo a mudança contínua de coordenadas, descrevendo uma curva¹, em relação a um sistema de coordenadas usado como referencial. E deve-se estabelecer esse referencial para ser possível a descrição do movimento (com a mudança dele, muda a descrição). Por exemplo, se diz que um carro se movimenta com velocidade constante v em relação a uma placa desinalização (ou a estrada em si), foi necessário estabelecer um referencial (a placa ou estrada) para afirmar que o carro se movimenta com velocidade constante (não variável com a passagem do tempo). Mas caso fosse o carro o referencial, seria a placa que se movimentaria a uma velocidade v.

Como estamos tratando do movimento unidimensional (uma dimensão), o sistema coordenado usado comoreferência é uma reta orientada com uma origem.
[pic]

1. Velocidade média

Para qualquer deslocamento Δx em um determinado intervalo de tempo Δt, independente das variações de velocidade ocorridas no percurso, pode-se determinar uma velocidade média, onde os índices f e i indicam final e inicial respectivamente. Ou seja, a velocidade média é a razão entre o deslocamento e o tempo...
tracking img