Movimento sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Movimentos Sociais

Podemos dizer que os movimentos sociais sempre estiveram presentes na nossa sociedade, daí termos que compreende los como um fenômeno essencial.
Isso por que são resultados deum conflito, que tem por objetivo gerar mudanças sociais. Um movimento social é fruto de um conflito por que determinado grupo ao não concordar com determinada situação buscam formas de resolver essasituação; daí por que o conflito é o elemento gerador dos movimentos sociais. Mas para que um movimento social, de fato, se estabeleça, é necessário planejamento, se faz necessário um projeto e acimade tudo organização, que é base para o sucesso dos movimentos sociais.
Um movimento social tem uma relação conflituosa com o ESTADO isso porque enquanto que o movimento social deseja mudanças,modificações, o Estado por sua vez, deseja manter a ordem das coisas ou o seu status.
A cada dia surgem novos movimentos sociais por que vivemos numa sociedade de desiguais e como o Estado não atendeplenamente a necessidade dos cidadãos, se faz necessário o surgimento desses movimentos. Hoje os movimentos sociais se apresentam com novos contornos e formatos, formados por sujeitos mais participativos,mais atuantes, cônscios de seus direitos. ONG’S – organizações formais, privadas, com um diferencial, utilizam fins públicos para a realização de suas atividades, se declaram sem fins lucrativos, sãoautogovernadas e contam com alguns voluntários cujo objetivo é realizar intervenções de caráter educacional, político, assistencial e assessoria técnica para indivíduos ou populações.
Em determinadomomento da sociedade pode se dizer que as ong’s foram à existência possível dos movimentos sociais no tempo da ditadura. Ambos se identificam enquanto movimentos que mobilizam, articulam e reúnem ossujeitos, visando ou não o enfrentamento das questões acirradas com o neoliberalismo. Eles encontram nas ONGS e nos movimentos sociais, um instrumento capaz de atender as suas necessidades e...
tracking img