Movimento retilinio uniforme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este relatório foi fundamentado em experiências feitas no laboratório de Física da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com o objetivo de rever os conceitos básicos do movimentoem uma dimensão. Tais como deslocamento, velocidade, rapidez, aceleração e aceleração constante.
No movimento retilíneo uniforme, o experimento teve como finalidade determinar as velocidades dasesferas de aço em diferentes distâncias, e gerar a equação horária.
No movimento em queda livre, a prática teve como objetivo determinar o valor da gravidade.
Na computação, utilizam-se as equaçõeshorárias em aplicações pra criar simulações do movimento da esfera e uso de bibliotecas matemáticas, para em seguida utilizá-las em aplicações reais.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Conceitos Básicos:Referencial: ponto adotado para que a partir deste se possa fazer uma análise.

Partícula (Ponto material): um objeto que pode ser representado de maneira idealizada, desconsiderando-se seutamanho, forma ou movimento.

Movimento e repouso: um corpo esta em repouso quando sua posição não altera com o passar do tempo em relação a determinado referencial; caso sua posição altere ele está emmovimento.

Posição escalar (x): São pontos adotados em que a medida de um movimento ocorre.
×_0 = posição inicial
× = posição final
Deslocamento ou espaço escalar (Δx): variação de posição deuma partícula. É positiva a variação da posição quando ocorre no sentido crescente de x (sentido +x), e negativo se ocorre –x.

Δx= x_(f )- x_i

Segundo Tipler é importante reconhecer a diferençaentre deslocamento e distância percorrida, que por sua vez é o comprimento do caminho descrito pela partícula de sua posição inicial até sua posição final.

Trajetória: é o lugar geométrico dasposições ocupadas pelo ponto no decorrer do tempo. A trajetória pode ser retilínea ou curvilínea, dependendo do referencial considerado.
Unidades:
No S.I. = m/s
No usual = km/h
Função horária:...
tracking img